Gil & Grafite

 

Em visita oficial à Europa , o ministro da cultura e musico Gilberto Gil, recebeu o cantor-compositor paranaense Grafite.

O encontro entre os artistas, aconteceu em Bruxelas, no dia 24 de janeiro deste ano no Hotel Jolly Sablon n’uma conversa informal de quase  uma hora. Entre outros assuntos, foi duiscutido com o ministro a importância da promoçao da cultura paranaense a nivel nacional. O compositor sempre se empenhou nesta direçao, e no seu interesse em ver uma maior difusao da cultura do seu estado. Em 1989 Grafite esteve na  Europa pela primeira vez, convidado pelo governo belga para partcicipar do « Festival Folclorico do Mundo 89» como integrante oficial  do « Grupo Meu Parana », fundado pela cantora e compositora  Mide « Tia Mide » irma do compositor Lapis, pai de Grafite.

Gilberto Gil, confirmou seu apoio ao trabalho  desenvolvido pelo compositor, e afirmou que além de apoiar, vai acompanhar com o musico a solidificaçao dessa iniciativa junto ao estado. O objetivo é  criar a “Casa do Fandango », espaço em que o publico tera acesso ao mais amplo acervo referentre a historia do Fandango (fotos, discos, curos, aulas de musica e dança, livros, instrumentos etc….).

Grafite mantém contato com Gilberto Gil , desde que a ele foi apresentado pelo parceiro e amigo Paulo Leminski, ainda sem ter completado 20 anos.

Nesta entrevista, além de falar sobre seu trabalho como compositor, (novo CD a ser gravado no Brasil em 2005) Grafite , que estava acompanhado de sua filha Aleana, apresentou a Gil a cantora Bié (17 anos) de origem luso-brasileira, para quem o compositor curitibano esta produzindo um CD que sera lançado na Europa em de abril deste ano.

A televisao belga RTBF, presenteou  Gilberto Gil com o Cd « Le monde est un village » aonde Grafite  gravou, sendo o primeiro musico brasileiro a participar nesse projeto. O Cd é produzido pela Virgin e distribuido a nivel mundial ; segundo o compositor, é o CD  mais importante de sua carreira.

Grafite, radicado na Europa ha mais de 15 anos, esta sempre vindo a Curitiba  para

divulgaçao de seus trabalhos, além de outros projetos que tem desenvolvido pelo Brasil. Em 2003 gravou  e dirigiu o CD de fandango do « Grupo Meu Parana » e na ultima vez que aqui  esteve (junho2005), realizou, entre outros, o show musical « Saudades de Você » , produzido pela jornalista Luciana Monteiro.

Mais informaçoes sobre o trabalho  de Grafite podem ser obtidas no site :

www.grafite.be

    Author: Redação

    Share This Post On