Gaúchos incluem o Carnaval no Desfile Farroupilha

 

Os gaúchos tradicionalistas, quem diria, estão mudando. O Desfile Farroupilha – evento típico em alusão à Revolução Farroupilha, que ocorre em Porto Alegre nesta terça-feira, a partir das 9h, vai incorporar elementos do Carnaval pela primeira vez em 168 anos de história.

Até o ano passado, os desfiles temático e tradicional eram separados, por medo de que o evento típico ficasse com cara de carnaval. A mudança que está ocorrendo agora vem aos poucos, para não provocar a ira dos gaúchos de bombacha e guaiaca. Um exemplo: até os termos de origem carnavalesca ainda estão censurados. Os cavalarianos desfilarão os ideais revolucionários ao lado carros temáticos; as alas são chamadas de invernadas; a coreografia é traduzida para bailado; e as fantasias, bem, elas não existem. São ”roupas associadas ao tema”.

Guaraci Feijó, criador de sete carros, afirma que é carnavalesco. Para não exaltar os ânimos dos tradicionalistas, se apresenta como artista plástico. Serão onze carros que retratarão os usos e os costumes do gaúcho: O chimarrão, Culinária gaúcha, O cavalo, A faca, Literatura gaúcha, A indumentária gaúcha, Culto ao Rio Grande, Bolicho de campanha, Jogos tradicionais, Danças tradicionais e O cancioneiro gaúcho.

Para o secretário estadual de Cultura, Luís Augusto Lara, a unificação dos desfiles não descaracteriza as tradições. ”É uma oportunidade para que nossa história seja contada de forma didática, tornando o evento mais rico sob o ponto de vista do espetáculo”, desconversa. ”A Semana Farroupilha é um momento de culto às tradições gaúchas”, reforça o governador Germano Rigotto.

As comemorações se concentram no Parque Maurício Sirotski Sobrinho, na capital gaúcha, e oferecem uma intensa programação, como o famoso Acampamento Farroupilha, que tem duração de quase 30 dias. A estimativa é de que quatro mil participem do desfile desta terça – feriado estadual.

Além do desfile temático – que acontecerá também em outros dez municípios gaúchos – a Semana Farroupilha registrou um espetáculo inédito de som e luzes. O ‘Concerto Farroupilha’, realizados neste fim de semana, contou com apresentações musicais e inserções cênicas sobre a história da Revolução Farroupilha, com a participação de aproximadamente 150 cavalos e de 350 figurantes.

 

    Author: Redação

    Share This Post On