(Fundação das Artes de São Caetano) abre inscrições.

 

 

A Fascs (Fundação das Artes de São Caetano) abre inscrições para testes classificatórios de seus cursos livres e profissionalizantes a partir do próximo dia 11 de novembro. O período de inscrições segue até 28 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30 e, aos sábados, das 9h às 12h30, na Secretaria da Fundação (rua Visconde de Inhaúma, 730, bairro Nova Gerty).

As aulas iniciam-se a partir de fevereiro de 2009. Os documentos exigidos são, em cópia simples, a Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento, o CPF e um comprovante de residência; além de duas foto 3X4 e o pagamento de uma taxa no valor de R$ 30.

A Fundação das Artes, que completou neste ano suas quatro décadas de existência, é composta por quatro escolas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. No curso de Artes Visuais o objetivo é sensibilizar e estimular o aluno – a partir dos cinco anos – para a pesquisa na área das artes plásticas, passando pelas linguagens da cerâmica, desenho, pintura e gravura. O curso pretende levar ao aproveitamento pleno de cada vivência, propiciando a realização do projeto pessoal do aluno, colaborando para o seu amadurecimento e autonomia, dentro da linguagem visual. Aos adultos é oferecido, ainda, o curso de História da Arte e Desenvolvimento de Projeto.

Na área da dança, a fundação oferece o ensino de Ballet Clássico, tanto por meio da prática quanto do aprendizado teórico, visando o trabalho de coordenação motora, desenvolvimento musical, expressão corporal e facial dentro da dança. O nível básico contém aulas de técnica clássica e introdução teórica. A partir do nível intermediário os alunos terão aulas de técnicas clássica e contemporânea, ballets de repertório e aulas teóricas. Nos níveis avançados, são acrescentados o Estágio Supervisionado, Anatomia e História da Dança. Existem, ainda, os Grupos de Dança Infantil, Juvenil e Adulto que representam a escola nos mais importantes festivais do País. As aulas são distribuídas em Níveis Preparatório, Básico, Intermediário e Avançado para interessados a partir dos cinco anos.

A disciplina de música também inicia a formação do aluno a partir dos cinco anos, com a Musicalização, seguida da Iniciação Musical. Para os interessados de sete a 11 anos, que não tenham nenhum conhecimento musical, há o curso básico. A Formação Musical, a partir dos 12 anos, destinada a interessados que tenham pouco ou nenhum conhecimento musical, tem duração de seis semestres. Há a opção pelo Profissionalizante, com duas possibilidades de formação técnica: Habilitação em Instrumento ou Canto, quando o aluno tem aulas de percepção, harmonia, contraponto, análise, música popular e história da música, com duração de quatro semestres.

As aulas práticas contam com os seguintes grupos: Big Band, Cameratas de Cordas, Combos, Coral Adulto, Grupo de Clarinetas, Grupo de Flautas, Grupos de Flautas Doce, Grupos de Música de Câmara, Grupos de Violões, Grupo de Percussão, Orquestra Jovem e Práticas Instrumental e Vocal Infantis. E as aulas de instrumento oferecidas são: bateria, clarineta, contrabaixo acústico/elétrico, fagote, flautas doce e transversal, guitarra, oboé, percussão popular/erudita, piano clássico/popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão clássico/popular, violino e violoncelo.

O curso de Teatro oferece formação de cursos livres, que aceitam alunos a partir dos oito anos. São oferecidas aulas de sensibilização artística que abordam, entre outros assuntos, o espaço cênico, a desinibição, a relação com o grupo e o meio, os jogos dramáticos, a improvisação, a criatividade, a integração às atividades teatrais, a pesquisa teatral, a introdução à expressão corporal e vocal e à teoria do Teatro. Para cada faixa etária há um grau de desenvolvimento.

Para aqueles que querem seguir uma carreira mais longa, há o Curso de Habilitação Profissional de Ator (HPA), profissionalizante, com duração de sete semestres e carga horária de 3,7 mil horas (já incluídas as horas de estágio supervisionado) para os maiores de 18 anos e que tenham 2º grau completo ou em curso.. Nesta opção, que oferece o registro profissional (DRT), os alunos terão, entre outras, aulas de Interpretação, Expressão Corporal e Vocal, História do Teatro, Análise de Texto, Estética, Maquilagem e Canto.

Mais Informações pelo telefone 4238.3030, no site www.fascs.com.br ou ainda pelo endereço eletrônico: informarte@ fascs.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On