Forró Calamengau na Maior Idade!

 

 

 

 

O Forró Calamengau existe em Curitiba desde 1984. Nasceu da saudade que alguns nordestinos sentiam de suas terras. No início era tudo brincadeira, mas essa brincadeira foi ficando séria a ponto de transformar o Calamengau na maior referência do forró no sul do Brasil.

Hoje o Calamengau mantém uma sede em Curitiba, onde realiza shows dos mais diversos, que vai de Hermeto Pascoal, Nuno Mindélis, Elza Soares, Mestre Ambrósio, Cordel do Fogo Encantado, Geraldo Azevedo… aos trios de forró-de-pé-de-serra.

 

Em sua casa, o Calamengau dá abrigo a várias vertentes da vida artística da cidade: é sede do “Boizinho Faceiro”, grupo que se dedica ao estudo de ritmos, danças e cantos brasileiros, do Maracatu Estrela do Sul e do grupo de fandangos “meu Paraná”; além de manter aulas de danças, capoeira e ensaios de peças teatrais.

A Banda Forró Calamengau já dividiu palco com artistas ilustres como Oswaldinho do Acordeom e Dominguinhos, e mantém-se fiel às suas origens nordestinas, trazendo muito baião, xote, xaxado, forró e marchinhas em seu “matulão”.

Em seu repertório: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, João do Vale, Trio Nordestino, Flávio José, Os Três do Nordeste e outros que compõem esse rico estilo, além das composições próprias da banda.

Em junho de 2005, o Calamengau completa 21 anos esquentando as noites do sul e já fez mais de 1000 apresentações entre Paraná e Santa Catarina.  

 

 

Criador e responsável pelo Calamengau:

Maérlio Fernandes Barbosa – o “Ceará”

 

Serviço:

– Festa de aniversário do Calamengau, dia 25, sábado. a partir das 22:00h.

– Bandas: Calamengau e Lino de França e Trio (do Pernambuco).

– Local: Espaço Cultural Calamengau (Soc. Vasco da Gama) – R. Dr. Roberto     Barrozo, 1190 – esquina com a Rua Tapajós.

– Ingressos: No local. Valor: R$ 10,00 até às 23h30min. e 12 após este horário.

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On