Filme rodado no Paraná ganhou Prêmios em Festivais

 

 

 

            O curta-metragem Visita Íntima vai ser lançado em Curitiba neste sábado, dia 25 de junho,  na Cinemateca. A equipe de produção apresenta o documentário em sessões com entrada franca. O filme é o resultado de três anos de pesquisas, tanto de linguagem do documentário, quando a respeito do tema: mulheres livres que mantêm relacionamentos com presidiários.  A estréia na capital paranaense acontece logo após a participação do trabalho em dois importantes festivais de cinema do país, em ambos ganhando os prêmios de Melhor Documentário Curta-metragem 35mm, além dos prêmios Canal Brasil em Recife (CINE-PE) e Melhor Som em Florianópolis (FAM).

            O projeto começou em 2001 quando a então repórter Joana Nin fazia a cobertura jornalística da última grande rebelião ocorrida na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara. A jornalista conversou com várias parentes de detentos e descobriu que havia historias inusitadas na vida delas, casos de mulheres que haviam conhecido o marido depois de preso, outras que o visitavam por décadas seguidas e muitas histórias de cartas e relatos de amor e dedicação. O filme conta com o patrocínio da Petrobras – seleção pública de 2003 – e apoio de produção do Projeto Olho Vivo.

            A realização do documentário Visita Íntima é a conclusão da primeira etapa da produção proposta pela Sambaqui Cultural Cine Vídeo. O projeto inclui ainda um longa-metragem, Cativas, que aborda mais histórias, com atenção especial à vida destas mulheres e as transformações motivadas pelo relacionamento continuado com um detento. Visita Íntima está concentrado na questão da ida semanal à Penitenciária com as dificuldades que ela apresenta por ser a PCE em local distante e isolado, a revista feminina e de alimentos e relatos de um tipo de amor diferente do que a maioria das pessoas está acostumada a vivenciar. O longa Cativas está em fase de captação de recursos.

           

Serviço:

Lançamento Visita Íntima

Cinemateca de Curitiba

Rua Carlos Cavalcanti, 1.174

Dia 25 de junho

Sábado, às 20h

Entrada Franca

 

Ficha Técnica:

Direção, pesquisa e roteiro: Joana Nin

Fotografia e Câmera: Luciano Coelho

Produção Executiva e Making Of: Sheylli Caleffi

Produção e pesquisa: Sandra Nodari

Som direto: Silvio Da-Rin

Montagem: Jordana Berg

Assistente de câmera: Tiago Borges

Assistentes de produção: Bruno Brasil e Marilize Donini

Assistente de montagem: Eva Randolph

Microfonista: Luis Cláudio

Fotógrafo still: Lauro Borges

Estagiária making of: Inês Nin

Finalização de imagem: Felipe Ribeiro

Edição de som: Maria Muricy

Mixagem: Cláudio Valdetaro

 

 Contatos:

(41) 9991-4080 Joana Nin

(41) 9991-9034 Sandra Nodari

(41) 9613-4278 Sheylli Caleffi

    Author: Redação

    Share This Post On