Festas Populares em Caderno. Lançamento no PR.

 

A Secretaria da Cultura, por meio do programa “Paraná da Gente”, lança no mês de julho o caderno “Festas Populares do Paraná”. Essa é a segunda publicação do projeto, resultado dos inventários culturais preenchidos pelos municípios do Estado, e que visa ressaltar importantes aspectos da cultura paranaense.

“Festas Populares do Paraná” foi organizado em quatro blocos de comemorações populares: as religiosas, tradicionais, gastronômicas e outras, como étnicas. Foram incluídas no livro somente festas públicas e que acontecem há mais de cinco anos. O Governador Roberto Requião faz a apresentação do livro.

Uma das festas que mais se destacam, devido o número de participantes, é a de Bom Jesus da Cana Verde, realizada há mais de 100 anos, no mês de agosto, em Siqueira dos Campos. A festa de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul, e a da Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, são algumas das comemorações mais antigas, datando do final do século XIX.

A gastronomia também se destaca no Estado, com a October Fest, realizada em Marechal Cândido Rondon, Rolândia e Pato Bragado, e a München Fest, em Ponta Grossa, que é uma das que mais recebem visitantes. As comemorações de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, e São Cristóvão, em julho, são realizadas em quase todo o Estado.

“Festas Populares do Paraná” contará também com fotografias e o histórico de cada comemoração popular. O primeiro caderno publicado (dezembro de 2004) foi “Pratos Típicos Paranaenses” e para o mês de outubro está prevista a publicação do próximo caderno, que tratará da história de representantes da cultura do Estado. No mês seguinte será lançado o livro com o tema: lendas e mitos do Paraná.

    Author: Redação

    Share This Post On