Estética da Periferia: Diálogos Urgentes

 

 

 

Fotos e objetos representativos da produção dos subúrbios do Recife nas áreas de arquitetura, artes visuais, desenho industrial e moda integram a exposição que estará em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), entre os dias 26 de julho e 26 de agosto.

 

A mostra faz parte do projeto Estética da Periferia: Diálogos Urgentes, que visa fazer um recorte da estética dos subúrbios recifenses, assim como foi feito no Rio de Janeiro. A etapa de Recife tem, além do apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da Petrobras, o co-patrocínio do Governo de Pernambuco e apoio da Prefeitura do Recife. Equipes formadas por jovens arquitetos, designers, estudantes e membros de redes de ações comunitárias fizeram mais de duas mil fotos de objetos e soluções criativas encontradas na periferia da cidade.

 

Um seminário realizado em maio, na Livraria Cultura do Recife, sob coordenação da pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, forneceu as bases para o mapeamento cultural. O evento contou com a participação de Felipe Machado – coordenador dos Pontos de Cultura no Nordeste – e abordou temas como Novas Estéticas. Leia mais.

 

 

 

Projeto no Rio

 

 

Em julho de 2005, foi realizada a mostra do projeto no Rio de Janeiro. Foram expostas fotos do universo funk carioca, brinquedos de arte popular de um artesão do bairro de Santa Teresa, mobiliário assinado por alunos da ONG Spetaculu e outros artefatos representativos da realidade dos subúrbios da cidade. A curadoria ficou sob responsabilidade do cenógrafo Gringo Cardia, que dá continuidade à etapa do Recife.

 

Museu – O Mamam foi instalado em 1981, como Galeria Metropolitana de Artes do Recife. No ano seguinte, com a morte de Aloísio Magalhães, a Galeria foi batizada com o nome do artista. Em 1987, tornou-se Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. O prédio é do Século XIX e também já foi sede do Clube Internacional e da Prefeitura do Recife. Em seu acervo há obras de Francisco Brennand, João Câmara, Alex Flemming, Jobalo, Rivane Neuenschwander, Ernesto Neto, Regina de Paiva, Carlos Melo, Gil Vicente e outros grandes artistas. Informações: (81) 3423-3007.

20/07/07

    Author: Redação

    Share This Post On