Espaço Funarte São Paulo

 

 

 

 

A Fundação Nacional de Arte, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, reabriu seu espaço cultural em São Paulo no dia 14 de novembro, com a presença do ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do presidente da Funarte, Celso Frateschi. A inauguração terá múltiplos eventos, como se pretende que seja o cotidiano do Espaço Funarte daqui em diante.

 

Haverá apresentações da Escola Nacional de Circo, do Rio de Janeiro; do Trip Teatro de Animação, grupo de bonequeiros de Rio do Sul (SC); e do grupo de dança Rimas do Corpo, de São Paulo. Na galeria de arte, será aberta mostra coletiva com os artistas premiados no Edital Espaços Funarte de Artes Visuais/São Paulo (leia mais).

 

Depois, o ministro Gilberto Gil e Celso Frateschi descerram a placa de inauguração oficial do espaço e, em seguida, será apresentado espetáculo do Projeto Pixinguinha 30 Anos, com Monarco e Paulo Padilha, reunindo o samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Essa programação da abertura é um exemplo do que queremos que aconteça no Espaço Funarte São Paulo”, explica o presidente a instituição.

 

 

Espaço Funarte São Paulo

 

Situado na Alameda Nothmann, nos Campos Elíseos, o espaço cultural ocupa o antigo galpão com 1.200 m2 que recebia, nos Anos 80, um público ávido pelas novidades na música, nas artes cênicas e nas artes visuais. Agora, reconstruído, volta focado na formação de público e de profissionais desses segmentos. Além da reforma da tradicional Sala Guiomar Novaes – que já foi palco dos shows de Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Almir Sater e outros -, foram construídas galeria de arte e novas salas para diversos tipos de espetáculos.

 

“A região central de São Paulo possui vários centros culturais importantes, voltados para a difusão de eventos. Por isso, o Espaço Funarte volta-se para a formação do artista e do público”, diz Celso Frateschi. “Nossa proposta é que o Espaço Funarte São Paulo seja um local que acolhe o artista iniciante e o põe em contato com quem está começando, como ele, e com os artistas mais experientes. Tudo isso diante do público, que acompanhará o processo da criação artística.”

 

O prédio que abriga o Espaço Funarte é do início do Século XX. Foi cavalariça da Força Pública Nacional, Escola Técnica Federal e depósito do antigo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em 1979, passou à Funarte, mas nunca sofreu obras que o adaptassem a seu novo uso. Em 2004, o então presidente da fundação, Antônio Grassi, decidiu iniciar a reforma, que durou três anos. Todas as instalações foram refeitas e adaptadas com os recursos tecnológicos à disposição da arte.

 

“Os espaços da Funarte em São Paulo são tradicionais na vida cultural da cidade. Agora foram ampliados e aperfeiçoados para receber o público e atender também aos estados da Região Sul. Por isso, receberemos eventos e artistas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, comenta Celso Frateschi.

 

 

Solenidade de Inauguração

 

Data: 14 de novembro

Local: Alameda Nothmann, nº 1.058 – Campos Elíseos

 

Programação:

 

18h – Abertura do Espaço Funarte São Paulo e da Exposição Edital Espaços Funarte de Artes Visuais

19h – Apresentações da Escola Nacional de Circo, Trip Teatro de Animação e Rimas do Corpo

20h – Solenidade de inauguração

21h – Espetáculo do Projeto Pixinguinha – 30 anos, com Monarco e Paulo Padilha

 

 

Outras informações: www.funarte.gov.br ou (11) 3662-5170/5177 e (21) 2279-0056/0065.

 

http://www.cultura.gov.br/noticias/noticias_do_minc/index

 

    Author: Redação

    Share This Post On