Embratur amplia programa para consolidar o Brasil no turismo cultural


No ano passado, o Ministério da Cultural criou a Secretária de Economia Criativa para tratar das possíveis cooperações entre esta área do governo federal e a promoção turística internacional. Flávio Dino, presidente da Embratur, recebeu Claudia Leitão, secretária de Economia do Ministério da Cultura, em Brasília, para discutir a ampliação desse serviço.
“Identificamos, por meio de pesquisas, que há uma boa margem de crescimento do fluxo de entrada de turistas interessados em cultura”, afirmou Dino, ao explicar o objetivo do encontro. “Estamos apostando nesse segmento também como forma de consolidar o Brasil como um destino completo: onde o turista pode desfrutar tanto de Sol e Praia, quanto das mais completas infraestruturas para eventos, passando por atrações únicas de ecoturismo e vivência cultural”.
Como forma de incentivar a conexão turismo-cultura, Dino e Claudia acertaram que o edital que o Ministério da Cultura está lançando para conferir o selo de Cidade Criativa a alguns municípios contará como pontuação também em editais da Embratur. “Acredito que isso será mais um incentivo a que os destinos turísticos se qualifiquem na área cultural”, explicou.
Para Claudia Leitão, o Brasil é riquíssimo no que diz respeito à inovação e empreendimentos criativos. “Esses processos colaboram, ao mesmo tempo, para nossa identificação no exterior como brasileiros, assim como para a inclusão produtiva”, relacionou Leitão. Dino também colocou a Embratur à disposição do Ministério da Cultura para levar para o exterior os modelos de economia criativa como manifestação cultural do Brasil. “Além disso, podemos contribuir para a execução das políticas da secretaria, por exemplo, na institucionalização de territórios criativos (chancela de cidade criativa), onde este selo será um diferencial para a inclusão dos municípios nas ações da Embratur.
O presidente ofereceu apoio no levantamento de informações dos eventos culturais junto às secretarias estaduais de turismo e a realização de eventos no exterior. “Nossa missão é a promoção da imagem do Brasil no mercado internacional, para atrair mais turistas e divisas, e para isso, estamos disponíveis para novas parcerias que potencializem nossos resultados”, finalizou Dino.

Author: Redação

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