Educação Com Ciência/2007

 

 

 

 

O projeto “Educação Com Ciência” recebeu a visita de cerca de nove mil pessoas em seu primeiro dia de atividades em Maringá. Aberto nesta segunda-feira (19), o projeto envolve cerca de mil estudantes e professores da rede estadual de ensino, que representam 160 colégios de 70 municípios. A exposição, que poderá ser vista até sexta-feira (23), reúne cerca de 210 experimentos e pesquisas de estudantes provenientes dos núcleos regionais de Maringá, Umuarama, Loanda, Paranavaí, Cianorte, Goioerê, Campo Mourão e Pitanga.

 

O evento acontece no Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro e conta com a participação do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (UEM), dos shows de Física da UEM e do projeto Conpet, da Petrobrás.

 

O “Educação Com Ciência” é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e desenvolvido pelo Paraná Esporte. Para o diretor de Lazer do Paraná Esporte, Cláudio Ribeiro, o projeto oferece um importante espaço lúdico aos estudantes. “Ao abrir um espaço para o exercício da criatividade e da inteligência, o projeto passou a ser uma experiência fundamental, marcando a vida escolar como um momento histórico, extremamente privilegiado, de descobertas e troca de conhecimentos, tanto para os alunos quanto para os professores”, salientou o diretor, durante a cerimônia oficial de abertura do evento.

 

Este é o terceiro ano consecutivo do projeto, realizado regionalmente em etapas anuais, cada uma com duração de cinco dias, nas quais os alunos e professores, além da exposição, têm a oportunidade de freqüentar oficinas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o coordenador geral do “Educação Com Ciência”, Paulo Lopes Correa, “o objetivo é incentivar e fomentar o espírito crítico e a habilidade de discussão dos grandes temas do saber”.

 

“Nossos alunos são uma esperança para as futuras gerações, esperança na construção de um mundo melhor. O Paraná se orgulha da nossa juventude e nós, da Educação, nos orgulhamos dos nossos professores, que estão construindo os futuros pesquisadores e cientistas paranaenses”, afirmou Correa.

 

Adelaide Colombari, chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, salientou a oportunidade dos alunos em adquirir novos conhecimentos no “Educação Com Ciência”. “Durante essa próxima semana eles terão momentos inesquecíveis, que marcarão positivamente suas vidas”, afirmou.

 

Abertura – Durante a solenidade de abertura do “Educação Com Ciência”, as “presenças” de Albert Einstein, Lavoisier, Santos Dumont e outros inventores e pensadores como Galileu Galilei deram o tom de como ocorrerão os trabalhos durante a semana. A abertura contou ainda com o espetáculo de dança intitulado “Quatro Elementos” e com um show da banda maringaense Metrópole.

 

 

Serviço: Exposição dos trabalhos dos alunos

Data: de 19 a 23 de novembro

Horário: das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Local: Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro (Av. Colombo, 2186 – Maringá)

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On