Editais do Monumenta têm prazo prorrogado

Os três editais lançados em abril de 2005, pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura, tiveram os prazos para inscrição de projetos prorrogados. Propostas para dois deles – apoio a projetos de promoção de atividades econômicas e qualificação profissional em restauro e conservação do Patrimônio Histórico – poderão ser encaminhadas até o dia 30 de maio.

Instituições interessadas no terceiro edital, apoio à implantação, modernização e ampliação de núcleos de formação profissional para conservação e restauro nas cidades de Olinda, Ouro Preto e Rio de Janeiro, terão até o dia 20 de maio para enviar as propostas. Todos eles estão disponíveis no site da Unesco (www.unesco.org.br).

Capacitar trabalhadores para o restauro, promover eventos e projetos que contribuam para intensificar a atividade econômica e o uso dos imóveis nas cidades históricas brasileiras são alguns dos objetivos dessa iniciativa.

“Os editais que estamos lançando possuem dois aspectos. Junto de outros editais do Sistema Minc, eles reforçam a democratização do acesso. Além disso, são instrumentos necessários e pouco usuais na política de preservação do patrimônio”, afirmou o coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.

Como parte do seu trabalho de preservação do patrimônio, o Monumenta já fomentou projetos pilotos de promoção de atividades econômicas, programas educativos e de capacitação, em oito cidades. Entre eles, vale destacar o apoio à produção de jóias artesanais de Natividade (TO) – antiga tradição de produção de jóias, feitas em filigranas, com influência da ourivesaria portuguesa – por meio de ações de organização dos artesãos, desenvolvimento de linhas de produtos, estratégias de marketing e inserção dos produtos no mercado.

Em São Luís (MA), o trabalho de conservação e restauro dos azulejos portugueses das fachadas do Centro Histórico da cidade, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, está sendo atrelado à produção manufaturada de azulejos com tecnologias antigas e originais.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Programa Monumenta
Tels: (61) 391-3861, (61) 9962-0032, (61) 8111-7656
Fax: (61) 3901-3863
e-mail: marcia.nogueira@minc.gov.br
Fernanda.pereira@minc.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On