Documentário Br. “Justiça” será exibido em festival de NY

 

O documentário brasileiro “Justiça”, de Maria Ramos, estreará no festival de cinema sobre direitos humanos de Nova York, que começaou na sexta-feira.

 

Com “Justiça”, Maria Ramos leva sua câmera para um lugar onde muitos brasileiros nunca estiveram nem queriam estar: em um tribunal penal no Rio de Janeiro.

 

O documentário não tem entrevistas ou narradores. A câmara se limita a registrar o que vê dentro da corte, como os acusados que esperam sentença e um juiz que ri de um deles quando o mesmo reclama ter fome.

 

O festival, apresentado anualmente pela organização Human Rights Watch e pela Sociedade do Filme do Lincoln Center, exibirá 26 filmes, de cerca de 20 países.

 

A América Latina tem uma participação importante na edição deste ano e, além do documentário brasileiro, o filme escolhido para a abertura é “State of Fear” (Estado do Medo), de Pamela Yates, Paco de Onís e Peter Kinoy, um documentário sobre os 20 anos da guerra contra o terrorismo no Peru.

 

O festival também exibirá “La Sierra”, de Scott Dalton e Margarita Martínez, sobre três jovens paramilitares que vivem no povoado de Sierra, em Medellín, Colômbia; “Una de Dos”, do diretor argentino Alejo Taube, que conta uma história de amor em um povoado da Argentina atingido pela crise econômica; e o peruano “Compadre”.

 

Também serão exibidos no festival, que terminará em 23 de junho, três filmes sobre o Iraque, entre eles “Occupation: Dreamland”, de Garrett Scott e Ian Olds; “The Liberace of Iraque”, de Sean McAllister; e “Pulled from the Rubble”, de Margaret Loescher.

    Author: Redação

    Share This Post On