Cultura Popular nas Ondas do Rádio

 

A ONG Criar Brasil Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio, com apoio do Grupo Votorantim, lança o concurso nacional de música Cultura Popular nas Ondas do Rádio. De 16 de abril a 15 de junho as rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil podem se inscrever no concurso, gratuitamente, com até duas manifestações culturais, representativas de sua região.

 

Ao idealizar este projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, o Criar Brasil deseja resgatar as manifestações musicais tradicionais de cada região do país. Desta forma, aqueles que não têm encontrado espaço de divulgação no circuito comercial das rádios podem mostrar seu trabalho e ajudar a preservar a cultura regional brasileira.

 

Vale a inscrição de cantigas, canções folclóricas, músicas de dança de roda, cantorias, autos, modinhas, cirandas e demais músicas tradicionais que tenham algum vínculo com a cultura local. Também podem participar releituras criativas de tais canções.

 

Para garantir o sucesso do concurso o Criar Brasil formou um grupo de jurados composto pela antropóloga Santuza Naves, pelo historiador Ricardo Cravo Albin e pelo professor de música Reinaldo Gaia que, juntos, vão eleger as dez manifestações musicais mais representativas de cada região do país. 

 

Como premiação cada uma das dez rádios selecionadas ganha o valor de R$500, em dinheiro. Já o autor participa de um programa jornalístico onde vai ser abordado o significado da manifestação cultural para a sua região. O programa será produzido e distribuído nacionalmente, para toda a rede de rádios do Criar Brasil. As canções escolhidas serão  amplamente difundidas de norte a sul do país.

 

As rádios comunitárias e educativas que ainda não fazem parte da rede de rádios do Criar Brasil podem fazer o cadastro através do e-mail concurso@criarbrasil.org.br ou pelo telefone 21.2508-5204.

 

Outras informações na página: www.criarbrasil.org.br/concurso.html

 

Serviço

Concurso ?Cultura Popular nas Ondas do Rádio?

Data: de 16 de abril a 15 de junho

Informações: através do e-mail concurso@criarbrasil.org.br ou pelo telefone 21.2508-5204.

Quem pode se inscrever: Rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil podem se inscrever, com até duas manifestações culturais.

 

Contatos para a imprensa:

João Paulo Malerba: joao@criarbrasil.org.br 21.87785367/21.22428671 ou

Tatiane Cardoso: tatiane@criarbrasil.org.br  21.93489092

28/05/07

    Author: Redação

    Share This Post On