Cultura e Educação –

 

 

 

O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até o dia 13 de março para cursos de História da Arte. O MNBA faz parte do conjunto de instituições museológicas ligadas ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

 

Os cursos básicos são dois: História da Arte I (Antiguidade e Idade Média), com o professor Ivan Coelho (UniRio), com início em 11 de março e aulas às terças-feiras, das 18h às 20h; e Introdução aos Estudos da História da Arte, com a professora Myriam Ribeiro,(UFRJ), às quintas, de 18h às 20h, iniciando no dia 13 de março.

 

Há também duas opções de cursos temáticos. Análise da Forma do Estilo/Valores Plásticos das Artes, ministrado pelo professor José Augusto Fialho Rodrigues(EBA/ UFRJ), com aulas às terças-feiras das 16h às 18h, começando no dia 11 de março.

 

Às quintas-feiras, entre 16h e 18h, haverá aulas de Introdução à Análise dos Temas /Iconografia das Artes Visuais, com os professores Beatriz Melo e Souza (UFRJ), e Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, pesquisador do Iphan, tendo início em 13 de março.

 

Todos os cursos têm carga horária de 30 horas, taxa de matrícula de R$ 40 e mensalidade no valor de R$ 90. Informações sobre o processo de inscrição podem ser obtidas pelo e-mail associacaoamigos@mnba.gov.br ou pelo tel (21)2215-5072.

 

 

Arte Moderna e Contemporânea

 

Atualmente, a sede do Museu Nacional de Belas Artes passa por amplas obras de restauração, porém é possivel conhecer alguns espaços abertos ao público, como por exemplo a Galeria de Arte Moderna e Contemporânea, inagurada em dezembro de 2006.

 

No local é possível apreciar uma parte significativa da historia das artes plásticas no Brasil, composto por obras de arte do período que vai desde 1904 até 2006, assinadas por autores como Visconti, Portinari, Di Cavalcanti, Goeldi, Pancetti, Tarsila do Amaral, Iberê Camargo, Burle Marx, dentre outros. São cerca de 170 obras pertencentes ao acervo permanente do museu.

    Author: Redação

    Share This Post On