Cultura Brasileira – Luz, câmera, canção.

Raphael Rabello

 

 

 

Nesta terça, no Centro Cultural Carioca (CCC), no Centro do Rio, acontece o lançamento do documentário sobre Raphael Rabello, dirigido por Mônica Ramalho e Lara Velho, que será exibido pelo Canal Brasil quatro dias depois, dentro do programa ‘Luz, câmera, canção’. No mesmo evento, a cavaquinista Luciana Rabello, irmã de Raphael e sócia de Mauricio Carrilho na Acari Records, relança um disco histórico do músico, ‘Lamentos do morro’, de 1988, jamais editado em CD.

Outra irmã do violonista, a cantora Amélia Rabello, faz, com Áurea Martins e Regional Carioca, um show em homenagem à Elizeth Cardoso, com quem Raphael gravou o antológico álbum ‘Todo o sentimento’, de 1991. Raphael faria 43 anos no dia 31 de outubro.

Morto precocemente há uma década, mais precisamente no dia 27 de abril de 1995, Raphael Rabello é muito lembrado pelo virtuosismo latente, pela técnica impecável e pelo repertório original que, depois dele, foi incorporado no roteiro básico de todo e qualquer violonista do país.

O documentário, que dura cerca de 26 minutos, pretende difundir sua música e fomentar o interesse das gravadoras em relançar seus discos em CD, a exemplo da própria Acari. Neste pequeno filme, a história de Raphael é contada por três pessoas diretamente ligadas a ele e ao seu trabalho como instrumentista: Luciana Rabello, que começou na música com o irmão, no célebre regional ‘Os Carioquinhas’; Amélia Rabello, até então única intérprete de suas canções; e o compositor Paulo César Pinheiro que, além de cunhado, é seu principal parceiro.

Com roteiro assinado por Monica Ramalho (que pesquisa, há cerca de um ano e meio, sobre a vida e a obra do violonista para uma futura biografia musical), o documentário está recheado de falas do próprio Raphael, retiradas de entrevistas – no Programa Ensaio, por exemplo – e traz uma cena inédita até para a família do músico: ele, aos 16 anos, tocando Ernesto Nazareth num curta-metragem de Luiz Carlos Lacerda sobre o pianista. O lançamento é exclusivo para a imprensa.

    Author: Redação

    Share This Post On