Cinema sem Distinções

Nesta quinta-feira, 23 de março, o Ministro Gilberto Gil formaliza a parceria entre o Ministério da Cultura e o Ponto de Cultura Cinemagia, para a instalação de 100 salas de cinema em municípios brasileiros que não têm acesso à sétima arte. A solenidade acontece no complexo cultural do MinC às 18h30, e integra o quadro de iniciativas do Programa Cultura Viva que superam a rede em benefício da sociedade.

A chegada do cinema à locais que não tem acesso à essa cultura promove a inclusão social e o incentivo à produção audiovisual. A exibição dos filmes será gratuita, e a programação foge ao roteiro convencional dos cinemas comerciais: é norteada por produções nacionais e estrangeiras que não compõem o circuito tradicional.

No âmbito da geração de renda, as novas salas brasileiras de cinema também trazem benefícios. várias atividades econômicas, como a promoção de eventos relacionados à cultura audiovisual, podem ser associadas ao projeto e trazer benefícios financeiros às comunidades.

As 100 salas de cinema do projeto serão administradas por um comitê gestor, formado por representantes do Minsitério da Cultura e do Ponto de Cultura Cinemagia. O grupo vai planejar e acompanhar as atividades dos cinemas e definirá os critérios de seleção e programação dos conteúdos a serem exibidos. O conselho gestor vai cuidar ainda da política de uso do equipamentos instalados nas salas.

    Author: Redação

    Share This Post On