Catalogação Bibliográfica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro site brasileiro a permitir o acesso a registros de catalogação bibliográfica por meio do protocolo Z39.5 – padrão internacional de troca de informações bibliográficas – foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 22 de novembro, no Centro Adamastor, em Guarulhos (SP). A solenidade de lançamento do portal Sistema Brasileiro de Registros Bibliográficos contou com a presença da chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Cecília Garçoni.

 

O SBRB On Line é uma iniciativa do programa de gerenciamento de bibliotecas e arquivos Alexandria On Line e da Associação Cultural Basílio da Gama. Esta última desenvolve programas de implantação de bibliotecas públicas em parceria com prefeituras e empresas patrocinadoras, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

Além das pessoas físicas que terão a oportunidade de acessar as informações bibliográficas, as bibliotecas cadastradas no SBRB On Line poderão usar o mecanismo de busca Z39.5 e participar de diversas atividades oferecidas como fóruns de discussão e programas de capacitação. As instituições cadastradas poderão também contribuir com seus registros para a catalogação coletiva.

 

Uma boa parte das bibliotecas públicas no Brasil não possui condições de catalogar de forma prática e eficaz os seu acervos, o que dificulta o acesso dos cidadãos.

 

No serviço de catalogação tradicional um mesmo livro é registrado de forma diferente em cada biblioteca. A catalogação cooperativa proporciona uma possibilidade de padronização dos acervos. A prática, já utilizada mundialmente, irá facilitar tanto a busca pela obra desejada – já que o usuário poderá ter acesso ao código do livro antes mesmo de se encaminhar à biblioteca -, quanto o processo de catalogação, onde as instituições pouparão tempo e custos.

    Author: Redação

    Share This Post On