Carreta leva cinema, teatro e música às estradas do País

Uma carreta espetáculo roda todo o País, levando cinema e teatro às paradas de caminhões no projeto Estrada afora. Com patrocínio da Scania, e viabilizada por meio da Lei Rouanet, é uma maneira de tornar menos solitário e mais divertido o descanso dos caminhoneiros, depois da dura jornada ao volante.

Iniciado em julho deste ano e patrocinado pela Scania Caminhões por meio da Lei Rouanet, o projeto beneficia cerca de 500 a mil carreteiros por noite. Cinco atores do grupo Teatro de Tábuas apresentam esquetes sobre o cotidiano nas estradas, enfocando temas como segurança, consumo de álcool e prostituição infantil. Há ainda shows de música sertaneja.

Tudo isso, numa imensa tenda inflável que, anexada à carreta, acomoda 300 pessoas sentadas. A estrutura é montada em pátios de grandes postos de combustível, bem comuns nas estradas brasileiras e que costumam receber centenas de caminhoneiros em busca de descanso, todas as noites.

Ao fim da programação, um telão de oito metros apresenta sucessos do cinema nacional, como Lisbela e o Prisioneiro. “Como um gesto a mais de carinho, realizamos gratuitamente exames oftalmológicos, de pressão arterial, massagem”, explica o produtor cultural Antonio Bellini, idealizador do projeto. “A idéia nasceu de minha observação, uma vez que viajo o Brasil de ponta a ponta. Sempre me chamou a atenção a realidade dos caminhoneiros, um público solitário e excluído do acesso à cultura.”

O Estrada afora chega nesta semana a Feira de Santana, depois de passar por Caxias do Sul (RS), Concórdia (SC), Maringá (PR), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Guarulhos (SP), Rio (RJ) e Contagem (MG). Segue então para Goiânia (GO), Rondonópolis (MT), para encerrar a primeira fase do projeto em São Paulo (SP).

 

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On