Câmara Setorial do Libro – Agosto

 

 

O Ministério da Cultura realiza amanhã (04/08), uma videoconferência com debate simultâneo entre profissionais do livro e da leitura de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal para avaliar a composição e funcionamento da Câmara Setorial do Livro e Leitura (CSLL) e escolher os nomes da lista tríplice de onde sairá o representante da Região Centro-Oeste.  O encontro acontecerá das 9 às 12 horas e será transmitido ao vivo pela Internet (na TV PontoCom, do Instituto Embratel, no site www.institutoembratel.org.br), com possibilidade de participação por e-mail que quem reside fora das capitais.

Esta será a quarta da série de cinco videoconferências regionais realizadas desde julho pelo Ministério da Cultura para definir os representantes das cinco macro-regiões do País na Câmara Setorial, cujos nomes serão anunciados pelo ministro Gilberto Gil até o final do mês. Até agora foram realizadas videoconferências nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. A última delas acontece no dia 11 de agosto com os estados da Região Norte.

 “Estamos fazendo uma combinação entre as diversas tecnologias disponíveis para ampliar e aprofundar as várias formas de participação política na elaboração de uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas pensando pelo menos nas duas décadas à frente”, afirma o responsável pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura, Galeno Amorim, que está mediando os debates e coordena a instalação da CSLL. A Câmara do Livro e Leitura terá 44 membros representando Estado, setor privado e terceiro setor e os documentos sobre sua composição e funcionamento podem ser acessados no portal do MinC no endereço www.cultura.gov.br.

Todo esse processo vem sendo amplamente debatido, desde o ano passado, com as entidades e os profissionais da área do Livro, Leitura, Criação e Bibliotecas. A CSLL será presidida pelo ministro da Cultura e terá representantes de escritores, editores, livreiros, distribuidores, trabalhadores do mercado editorial, gráficas, indústrias de papel, bibliotecários, centros de ensino de biblioteconomia, universidades, movimento estudantil, governos federal, estaduais e municipais e, ainda, especialistas em leitura e organizações não-governamentais, além dos representantes das cinco macro-regiões do País.

“As câmaras setoriais de cultura são importantes espaços de debate, concertação e construção de políticas públicas com a participação de todos os setores da sociedade de uma forma bastante democrática”, observa o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira. A CSLL terá caráter consultivo e sua pauta inicial prevê a discussão da regulamentação da Lei do Livro, a instituição da Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas e a criação de instituições para formulação e execução das políticas públicas na área.

Para participar da videoconferência, é necessário confirmar presença até terça-feira (02/08), às 17h, pelo e-mail fomedelivro@minc.gov.br, informando nome, município, estado e instituição.

 

Data: 04/08/05 (quinta-feira)
Horário: Das 9h às 12h (como as transmissões são ao vivo, recomenda-se chegar 30 minutos antes)
Locais:
Brasília: Instituto Embratel, quadra 05, Bloco D/E – Ed. Embratel SCS.
Goiânia: Instituto Embratel, rua 02, 339, Centro.
Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Cuiabá: Banco da Amazônia, av. Getúlio Vargas, 313.
Palmas: Banco da Amazônia, 103 Sul Avenida NS-01, Conjunto 03, Lote 43, 1o. Pav.

Fonte: Galeno Amorim – coordenador do Fome de Livro/ Plano Nacional do Livro e Leitura (61) 3316-2371
E-mail:  fomedelivro@minc.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On