Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina

 

Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina

Sessão do dia 16 de maio em Blumenau

 

Na última segunda-feira, dia 16 de maio, foi realizado na cidade de Blumenau, mais uma sessão da Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina, contando com a presença de pesquisadores, professores, escritores, dirigentes de entidades e organismos ligados a educação e cultura de Santa Catarina e do Paraná.

 

Além de uma breve explicação a respeito do funcionamento da Lei Rouanet para o desenvolvimento de projetos na área da literatura, o encontro serviu para atualizar algumas informações sobre a formação da Câmara Setorial do Livro e Leitura proposta pelo Ministério da Cultura.

 

Por isso, em face aos últimos acontecimentos e as mudanças na condução do processo por parte do Ministério da Cultura, foram deliberadas as seguintes posições:

 

1. A Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina continuará agindo de forma integrada, realizando reuniões regulares, como forma de intercâmbio e de apoio entre os representantes destes dois estados.

 

2. Independente desta atuação conjunta, cada um destes estados irá trabalhar no sentido de se criar um FÓRUM ESTADUAL DO LIVRO E LEITURA, seguindo a tendência adotada por outros estados, como Minas Gerais e Ceará, bem como, seguindo a sinalização dada pelo próprio Ministério que deverá adotar a opção de um representante por estado na composição nacional das Câmaras Setoriais, modelo já firmado com o segmento da música.

 

3. Para consolidação dos Fóruns Estaduais, tanto no Paraná como em Santa Catarina, nos próximos meses serão realizadas  SESSÕES PREPARATÓRIAS em outras/diversas regiões destes dois Estados, como forma de buscar uma maior integração e ampliar a participação e o debate a respeito dos problemas da área do livro e leitura, finalizando o ciclo destas SESSÕES, com a realização de uma grande ASSEMBLÉIA GERAL para FUNDAÇÃO dos respectivos FÓRUNS, tanto em Santa Catarina como no Paraná.

 

4. Até o dia 06 de junho, data da próxima reunião da Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina, que acontece na cidade de Curitiba, os interessados em enviar sugestões de atividades, propostas de pauta, nome de palestrantes e/ou debatedores, indicação de cidades ou regiões e qualquer outra colocação, poderão fazê-lo através do e-mail revistaquixote@ig.com.br. Um resumo de todas as propostas será apresentado nesta reunião em Curitiba, onde serão definidos os próximos passos e as datas destas ações.

 

         A próxima reunião em Santa Catarina ficou definida para o dia 11 de julho em Blumenau.

 

 

HISTÓRICO

 

A Câmara Paralela de Literatura Paraná/Santa Catarina, formada por escritores, editores e demais representantes do setor do livro e leitura destes dois estados, deu início aos seus trabalhos logo após a realização da videoconferência promovida pelo Ministério da Cultura no último dia 22 de fevereiro, com o intuito de debater a formação da Câmara Setorial do Livro e Leitura, órgão consultivo e auxiliar na formulação de propostas de políticas públicas para o setor.

 

Nesta primeira participação, os integrantes da sala de Curitiba, contando com a presença de representantes de Santa Catarina, formularam durante esta videoconferência um documento inicial com algumas proposições sobre a formação da CSLL, propostas estas enviadas mais tarde ao MinC.

 

Num segundo momento também foi deflagrado um processo de discussão e debate entre os representantes destes dois estados. Até agora já foram realizadas duas reuniões em Curitiba/PR e uma na cidade de Blumenau/SC, ficando acordado que estas acontecerão regularmente todos os meses, de forma alternada, estando as duas próximas assembléias agendadas para os dias 16 de maio em Blumenau/SC e 06 de junho em Curitiba/PR.

 

Independentemente da fórmula adotada pelo Ministério da Cultura para a composição das Câmaras Setoriais, a intenção desta Câmara Paralela e o de promover continua e regularmente a discussão e o debate dos temas afetos a estas Câmaras, auxiliando no processo de formulação de políticas públicas em nível nacional.

 

 

CONVOCAÇÃO

 

PRÓXIMA SESSÃO DA CÂMARA PARALELA

DE LITERATURA PARANÁ/SANTA CATARINA

 

Segunda-Feira – Dia 06 de junho – 19 horas

 

Auditório Brasílio Itiberê

Sede da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

Rua Ébano Pereira 240 – Curitiba/PR

 

Informações pelo e-mail revistaquixote@ig.com.br ou pelo fone (41)3232-9172

    Author: Redação

    Share This Post On