Brasil & Índia

 

 

 

 

 

Três acordos bilaterais entre Brasil e Índia foram assinados, segundo informou o vice-chanceler indiano, Anan Sharma. Ele participou de dois dias de encontro, ontem e hoje, com representantes dos dois países, na segunda reunião da Comissão Mista Brasil-Índia de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural, em Brasília.

 

Dois deles foram firmados no campo da educação, visando mais vínculos culturais entre os dois países. A idéia, destacou Sharma, é possibilitar uma troca mútua entre jovens brasileiros e indianos sobre a história e cultura dos dois países.

 

O terceiro acordo assinado foi na área diplomática, com o intuito de facilitar o exercício de atividades remuneradas por parte de dependentes de representantes diplomáticos.

 

Em entrevista à imprensa hoje (2), o chanceler destacou que as relações entre Brasil e Índia são promissoras e que o governo indiano tem grandes interesses em consolidar outros acordos com o Brasil, principalmente nas áreas de agricultura, saúde e energia.

 

A segunda reunião da Comissão Mista Brasil-Índia de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural, realizada em Brasília, ontem e hoje, buscou intensificar a cooperação entre os dois países.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Índia em janeiro de 2004, como convidado especial do governo indiano para o “Dia da República”. As relações comerciais entre os dois países ganharam intensidade nos últimos anos. Em 2005, segundo o Ministério de Relações Exteriores, o intercâmbio comercial ultrapassou a barreira de US$ 2 bilhões.

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On