Brasil e Irã

 

 

 

 

 

 

O Ministério da Cultura do Brasil e o Ministério da Cultura e Orientação Islâmica para Assuntos de Cinema e Audiovisual da República Islâmica do Irã firmaram termo de cooperação no setor do audiovisual.

A iniciativa – que contribuirá para o fortalecimento e o intercâmbio cultural e artístico bilateral – estreitará os laços entre os dois países, segundo ressaltou o ministro interino da Cultura.

 

“Concordamos com a visão de que o segmento audiovisual pode cumprir o papel de aproximação entre as duas nações”, afirmou Juca Ferreira. Ele lembrou, ainda, que haverá a partir da digitalização o fortalecimento da TV Pública. “Pretendemos nos tornar grandes produtores televisivos.”

 

 

Cooperação

 

Os países vão incentivar a realização de obras audiovisuais, em regime de co-produção, com ênfase nas novas tecnologias e formatos disponíveis; apoiar mostras das cinematografias nacionais no circuito exibidor do outro país; e colaborar para o treinamento, intercâmbio e desenvolvimento de pessoal nas técnicas relacionadas à produção audiovisual.

 

O acordo de cooperação prevê a troca de experiências relativas à restauração, proteção e conservação do patrimônio audiovisual, principalmente quanto à conservação de películas fílmicas e às técnicas de digitalização do acervo como forma de preservação das obras. Será, ainda, estimulado o intercâmbio de tecnologias entre instituições governamentais ou privadas, cujas atividades sejam voltadas para o segmento audiovisual.

 

Conferências e seminários deverão ser realizados de forma conjunta para promover a divulgação e o debate sobre temas relacionados aos setores do audiovisual. Também haverá a aproximação entre instituições de ensino de ambos os países, mediante o estabelecimento de entendimentos inter-universitários.

 

O vice-ministro iraniano afirmou que o Brasil tem uma Cultura forte. “Sofrimentos comuns e raízes comuns nos levam para a mesma direção e a libertação e a independência podem ser conquistada por meio do Cinema”, disse Mohammad Reza Jafari Jelveh.

 

O encontro foi acompanhado por Marcelo Coutinho, comissário-geral do Comissariado da Cultura Brasileira no Mundo; Bruno Melo, gerente de Cooperação e Desenvolvimento do Comissariado; Pedro Rosa, assessor internacional da Secretaria do Audiovisual do MinC; e membros do Corpo Diplomático da República Islâmica do Irã.

15/10/07

 

    Author: Redação

    Share This Post On