Bahia – Biblioteca Pública celebra os 10 anos da Turma do Xaxado

convite_turma_do_xaxadoComposta por personagens tipicamente brasileiros, a Turma do Xaxado, do cartunista Antônio Cedraz, é uma famosa tira de quadrinhos, publicada em jornais e revistas e que este ano completa 10 anos de existência. Para celebrar o aniversário desta turma, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) realizará uma exposição comemorativa voltada para o público infanto-juvenil.
A garotada poderá conferir na BPEB uma exposição cultural e pedagógica de incentivo à criação e leitura de quadrinhos e à promoção da literatura infantil nordestina. A exposição “Xaxado Itinerante” estará aberta à visitação, de 6 a 31 de julho, das 8h30 às 21h, no foyer da BPEB.
Encabeçada por Xaxado, neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião, A Turma do Xaxado é composta por vários personagens, como Zé Pequeno, que tem fama de ser preguiçoso, Marieta, que tem mania de corrigir os outros, e Capiba, que sonha em ser um cantor famoso como Luiz Gonzaga, entre outros.
No mês de maio, o local de encontro da Turma do Xaxado foi a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Itaparica), onde foi realizado, no dia 25/5, o lançamento do livro 1000 Tiras da Turma do Xaxado, com a presença do criador da turma, o cartunista Antônio Cedraz. Além do lançamento, houve também uma exposição de histórias em quadrinhos, celebrando os 10 anos de publicação da Turma.
Autor – Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu no município de Miguel Calmon (BA). Seu primeiro contato com os quadrinhos foi durante o primário. De lá para cá, a paixão se intensificou. Cedraz já criou diversos personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais soteropolitanos e de outros estados, além de revistas lançadas por editoras em todo o país. Recebeu o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; quatro troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002 e 2003), além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.

SERVIÇO:
O quê: Biblioteca Pública celebra os 10 anos da Turma do Xaxado – Exposição cultural e pedagógica
Quando: De 6 a 31 de julho
Onde: Biblioteca Pública do Estado (Barris)

Saiba Mais

A Turma do Xaxado:
– Vencedora de 6 Prêmios HQ MIX – o “Oscar” do Quadrinho nacional
– Recebeu, em 2003, apoio institucional da UNESCO.
– Está presente em publicações próprias e disponíveis no mercado, nas tiras publicadas diariamente em jornais e nos livros didáticos de grandes editoras como Ática, Saraiva, Moderna, FTD e Paulinas.
– Foi criada em 1998 por Antonio Cedraz, autor que é “Mestre do Quadrinho Nacional”, título concedido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

– É publicada diariamente nos jornais A Tarde (BA) e já foi publicado no jornal O Sul, de Porto Alegre (RS) e Diário do Nordeste (CE).
– Foi citada em revistas (Carta Capital, nº 170) sites culturais e programas de rádio e televisão (TV XUXA, 27/09/07).
– O livro Turma do Xaxado – Volume 2 foi selecionado no Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 (PNBE), do Ministério da Cultura, para distribuição em escolas de todo o Brasil.
– Seu criador, Antonio Cedraz, tem participado de eventos literários e feiras de livros em diversos estados – como expositor e palestrante convidado – e visitado escolas de ensino fundamental e universidades
– Xaxado, Zé Pequeno, Marieta, Arturzinho, Marinês e Capiba são os personagens principais desta turminha que a cada dia conquista mais e mais fãs em todo o país.

Georgia Lopes
Assessoria de Comunicação – Turma do Xaxado
(71)8832.1588/ (71)3264.3822/3495.70.62

    Author: Redação

    Share This Post On