Apoio à Preservação de Acervos

 

 

 

Encerra-se no dia 17 de fevereiro o prazo para as inscrições de projetos que vão concorrer ao apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor total de R$ 5 milhões, no âmbito do Programa de Preservação de Acervos – Seleção 2005. Os recursos serão destinados a projetos de acervo arquivístico, bibliográfico e museológico.

Desenvolvido em cooperação com o Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), o Programa está em sua segunda edição. Em janeiro do ano passado, foram anunciados os nomes dos 49 projetos selecionados na primeira edição, os quais contemplaram 13 estados (veja matéria relacionada).

Cinco membros vão integrar a Comissão de Seleção, formada por especialistas, representantes do BNDES e do Ministério da Cultura. A comissão analisará e aprovará os projetos, os quais deverão ter como objetivo: catalogação; higienização e acondicionamento; restauração; gerenciamento ambiental; instalação de sistemas de segurança; e infra-estrutura.

O regulamento da Seleção Pública para apoio a projetos de preservação de acervos e o formulário de inscrição encontram-se no site www.bndes.gov.br/cultura/acervos.

Mais informações: faleconosco@bndes.gov.br.

    Author: Redação

    Share This Post On