AnimaTV –

 

 

 

 

 

 

O Programa Nacional AnimaTV foi lançado na tarde desta sexta-feira, 10 de outubro, em Gramado, Rio Grande do Sul, pelas Secretarias do Audiovisual (SAv) e de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, Empresa Brasil de Comunicação (EBC) / TV Brasil, Fundação Padre Anchieta (FPA) / TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

O Programa tem como objetivos estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de Animação a partir da sistematização de ações que visam a geração de projetos de série de animação em diversos pontos do país; a realização de ações regionais de capacitação que reforçem a cultura da série de animação para a televisão; a articulação de um circuito nacional de teledifusão de séries de animação brasileiras; a dinamização da produção entre estúdios no território nacional; e a inserção da animação brasileira no mercado internacional.

O AnimaTV prevê duas etapas de seleção e premiação. Na primeira etapa serão premiados 18 projetos de série de animação para o público infanto-juvenil com:

  • Contrato de co-produção no valor de R$ 110 mil para a realização de um episódio-piloto de 11 minutos e o desenvolvimento do Projeto Completo da Série de Animação (denominado internacionalmente como bible);
  • Teledifusão nacional do episódio-piloto em Rede Pública de Televisão; e
  • Participação do autor do projeto e seu respectivo produtor na Oficina para Desenvolvimento de Projetos ANIMATV, que reunirá os 18 vencedores da primeira etapa com quatro renomados especialistas do mercado internacional de Animação para debate e aperfeiçoamento dos projetos, antes do início da produção dos Projetos Completos de Série de Animação e Episódios-Piloto.

A segunda etapa de seleção será realizada após a exibição dos 18 episódios-piloto da Série AnimaTV em Rede Pública de Televisão. Durante a veiculação serão feitas Pesquisas Qualitativas e Quantitativas de receptividade do público aos pilotos apresentados. As pesquisas também balizarão a decisão da Comissão de Seleção na segunda etapa, que premiará dois dos 18 projetos com:

  • Contrato de co-produção no valor de R$ 950 mil (novecentos e cinqüenta mil reais), para a produção de mais 12 episódios de 11 minutos; e
  • Teledifusão nacional da série em Rede Pública de Televisão.

O AnimaTV realizará, ainda, Oficinas para Formatação de Projetos, que terão como objetivo promover o desenvolvimento dos pré-projetos a partir do formato do Programa, dando oportunidade para a discussão de séries clássicas e contemporâneas de Animação, além de propor a discussão técnica e estética dos caminhos possíveis para o escopo proposto.

Participaram da mesa de lançamento do Programa Nacional AnimaTV o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rin; a presidente de EBC/TV Brasil, Tereza Cruvinel; o diretor de Programação da TV Brasil, Leopoldo Nunes; o presidente da FPA/TV Cultura, Paulo Markun; o vice-presidente de Tecnologia da Abepec, Áureo Mafra, e o Presidente da ABCA, Alê McHaddo.

Mais informações sobre o Programa: animatv.cultura.gov.br.

Prêmio ABCA – A Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), entidade que representa os animadores, vai prestar uma homenagem ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, pela sua atuação no fomento à produção brasileira de animação. A solenidade de entrega do Prêmio ABCA será realizada às 19h30, no Palácio dos Festivais (Av. Borges de Medeiros, nº 2.697).

    Author: Redação

    Share This Post On