Acre e a Cultura

 

 

 

 

A ampliação das atividades culturais do Acre foi o tema de uma reunião muito proveitosa ocorrida na manhã desta terça-feira entre o senador Tião Viana (PT-AC) e sua equipe e o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Marco Antonio Acco, acompanhado da assessora Keila Diniz.

 

Na reunião, o secretário Marco Acco expôs ao senador os programas disponíveis no Ministério da Cultura que podem ser executados junto com o governo acreano, particularmente na área da leitura, com modernização de bibliotecas e construção de novas casas de leitura. Também foi discutido na reunião a formação de gestores culturais e mediadores de cultura no estado, que possam trabalhar com leituras, cines clubes e na mediação digital.

 

Tião Viana desafiou o Ministério da Cultura a investir em ações envolvendo as áreas da cultura e do meio ambiente, com a formação, por exemplo, de museus vivos que retratem a história dos seringueiros que fizeram a ocupação do estado e de sua floresta. Tião Viana falou da beleza do seringal São João do Guarani, em Xapuri, que pode se transformar, segundo ele, numa bela atração turística e cultural do estado.

 

A assessora Keila Diniz informou que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está providenciando o tombamento da Casa Chico Mendes, em Xapuri. Na reunião, os participantes também debateram a formação de espécie de agenda cultural permanente para a cidade de Xapuri, cujo conteúdo será definido junto com a presidente do Instituto Chico Mendes, Elenira Mendes, filha do ex-sindicalista.

 

O senador acreano também defendeu o apoio do Ministério da Cultura para a construção da sede da Academia Acreana de Letras, que pode contar com uma biblioteca e um cineclube, incentivando a criação de academias de outras profissões, tais como as de engenharia, medicina, direito e outras. A construção da sede da Academia Acreana de Letras pode ser efetivada através da Lei Rouanet, de incentivo à cultura nacional.

 

O secretário Marco Acco falou também da construção, pelos ministérios da Cultura e das Cidades, de complexos culturais que devem ser instalados nos estados que contam com obras de infra-estrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Acre, o PAC prevê obras de pavimentação da BR-364, de saneamento básico, de geração de energia e de habitação. O senador Tião Viana e o secretário Marco Acco falaram também da visita em breve ao estado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que pode ocorrer por ocasião de inauguração de novas casas de leitura no estado.

05/03/2008

    Author: Redação

    Share This Post On