Ação Cultural / Ponto-a-Ponto

 

 

A Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura (SPPC/MinC) publicou no Diário Oficial da União (Seção 1 – páginas 38 e 39) desta terça-feira, dia 16 de dezembro, o resultado do edital Bolsa de Intercâmbio Cultura Ponto-a-Ponto. No total, 21 projetos, cada um deles elaborado conjuntamente por dois Pontos de Cultura, foram selecionados. O objetivo é promover a troca de experiências de ação cultural – o que inclui a convivência direta de representantes de cada Ponto – para ampliar o conhecimento mútuo e fortalecer a rede dos Pontos de Cultura no país.

Esta é a primeira seleção para o intercâmbio Ponto-a-Ponto. Para o secretário da SPPC/MinC, Célio Turino, o edital inaugura um processo de conexão em rede mais presencial. “Um Ponto de Cultura só se realiza quando está em rede, e as três Teias – São Paulo em 2006, Belo Horizonte em 2007 e Brasília em 2008 – confirmaram este processo. Ainda é um programa experimental, mas a idéia é lançar um novo edital no início de 2009 e manter a média de dois editais por ano”, afirmou.

As propostas selecionadas são bastante diversas e abrangem o intercâmbio nas áreas de teatro, música, circo, artes plásticas, turismo sustentável, hip hop, maracatu, educação ambiental, vídeo, economia popular, entre outras. Participam – do Ponto-a-Ponto – 42 representantes de Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Amazonas e Roraima.

Seleção

A Comissão Julgadora analisou o formulário de inscrição, portfólio, carta de apresentação e plano de trabalho dos Pontos de Cultura. O tempo de intercâmbio será de, no mínimo, cinco dias contínuos, sendo que cada Ponto contará com dois bolsistas, que deverão apresentar os resultados – em forma de relato escrito e/ou audiovisual – ao final do projeto. A bolsa para cada participante é de R$ 1.250,00.

Dois projetos foram desclassificados por não cumprirem as exigências do edital e terão três dias úteis, contados a partir da data de publicação no DOU, para pedir reconsideração aos avaliadores.

Veja a lista dos selecionados no link: http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/16/bolsas-de-intercambio-cultura-ponto-a-ponto/

Informações: (61) 3901-3899, na Secretaria de Programas e Projetos Culturais.
http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/16/intercambio-ponto-a-ponto-seleciona-21-projetos/

    Author: Redação

    Share This Post On