3 anos de PrasBandas

 

 

3 anos de PrasBandas
Comemoração vai reunir bandas independentes, exposição fotográfica, exibição de vídeos de bandas curitibanas participantes do projeto Tubo de Ensaio, estencil e poesia marginal

Na próxima sexta-feira, 12/12, a mostra itinerante PrasBandas comemora três anos de atividades, reunindo música independente, discotecagens, poesia, cinema, fotografia e stencil no mesmo ambiente. A festa será realizada no Basement Pub em comemoração ao aniversário da mostra e à retomada do projeto em 2009, que volta viabilizado por edital da Fundação Cultural de Curitiba, com quatro mostras em praças públicas de bairros da periferia e quatro oficinas gratuítas de cinema, fotografia, bateria e astrologia para a comunidade.

A festa no Basement Pub (antigo Porão Rock Club) terá como destaques os shows das bandas Mordida, Combinado Silva Só, Rafael Castro e Os Monumentais e uma jam-session com O.P.U.E. & seus amigos.  Além das apresentações musicais, haverá exposição de fotografias de Douglas Fróis das edições do Prasbandas ocorridas desde 2005, exibição de vídeos de bandas curitibanas do projeto Tubo de Ensaio da Destilaria do Áudio Visual, exposição de estencil e declamação de poesias pelos poetas Jorge Barbosa do Irajá e Xandi da Cuíca. As pick-ups serão comandadas pelos Dj’s Rafael Trucker (La Lupe) e Heitor Humberto, da banda Gentileza.

Em tempo, quem levar o seu pen drive e/ou celular, poderá levar para casa as músicas das bandas que vão tocar na noite.

SOBRE AS BANDAS

Mordida é considerada uma das bandas mais criativas da cena local – destacada pelos sites especializados Senhor F e Trama Virtual, acaba de lançar o EP “Eu amo vc” e o video clipe homônimo, disponíveis no site da banda – www.mordida.art.br

Rafael Castro é um jovem músico e compositor de Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Com apenas 23 anos já possui 4 discos e um Ep lançados, todos gravados no esquema caseiro lo-fi, disponíveis para download no www.myspace.com/sabesp. Para quem desconfia desse tipo de gravação, vale a pena ouvir a qualidade a que o músico conseguiu alcançar em seu estúdio caseiro. Castro ganhou destaque em 2007 por vencer o Concurso Trama de bandas independentes, realizando diversos shows na capital paulista em casas como a Funhouse e Milo Garage. Pela primeira vez o músico desembarca em Curitiba, para apresentar seu repertório maluco e lançar em primeira mão o álbum “Maldito”.

O Combinado Silva Só surgiu há três anos com a proposta de fazer samba de raíz autoral em Curitiba. A banda possui mais de 300 composições e um EP gravado – Fim de Carnaval (2006). Em 2009 o grupo lança um festival de compositores de samba na capital – projeto viabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Casa Latino Americana (Casla). www.combinadosilvaso.com.br

O.P.U.E é uma banda pós-punk que tocou na primeira edição do PrasBandas como banda inscrita do bairro Sitio Cercado, bem como convidada nas outras edições da mostra e demais festas relacionadas ao projeto. Shows irreverentes marcaram a trajetória da banda, que chegou a abrir um show da carioca Autoramas com todos os integrantes tocando como vieram ao mundo. A banda parou com suas atividades nonsenses em 2008, mas como os integrantes são voluntários do projeto, fecharão ramonísticamente a festa com uma jam-session reunindo amigos de outras bandas curitibanas, como o guitarrista do Terminal Guadalupe, Allan Yokohama.

PRASBANDAS: MÚSICA INDEPENDENTE NOS BAIRROS E FORMAÇÃO DE PLATÉIA

Desde novembro de 2005 o PrasBandas se propõe a levar a música independente aos bairros da periferia de Curitiba, indo na contramão da cena underground local – que centraliza os shows nos bares da região central da cidade. A mostra se caracteriza por proporcionar a oportunidade a bandas iniciantes dos bairros apresentarem músicas autorais, em português, com uma boa estrutura de som em seu próprio bairro. Cada banda inscrita apresenta duas músicas próprias e entre elas se apresentam bandas de destaque da cena curitibana. Cobrando ingressos populares e livros usados como entrada, o PrasBandas reuniu aproximadamente 700 livros que foram doados pra escolas públicas onde as 4 edições foram realizadas em locais inusitados dos bairros do Sítio Cercado, Xaxim, Boqueirão e Hauer.

Com essa proposta, o projeto tenta inverter o fluxo cultural da cidade, proporcionando oportunidade às bandas iniciantes nos bairros e ao público que não tem condições de se deslocar ao centro para acompanhar a efervecente cena musical independente da cidade.
Em 2008 o projeto lançou um novo braço armado – um programa de rádio semanal, ao vivo, na Rádio Comunitária do Bairro Novo. O programa foi ao ar de maio a novembro, sempre com participações ao vivo de bandas, produtores e escritores. Por motivos de incompatibilidade político-religiosa com a emissora, a organização preferiu sair da comunitária para fazer o programa em casa, agora filmado, com as bandas tocando em seu estado natural – sem o tal “acusticuzinho”.

SERVIÇO

FESTA DE 3 ANOS DO PRASBANDAS
Shows com Combinado Silva Só, Mordida, Rafael Castro & Os Monumentais, Jam-Session com O.P.U.E e seus amigos: Alan Yokohama, Fabrício d’Os Corsários e outros / Djs Rafael Trucker e Heitor Humberto (Gentileza)/ Exibição dos vídeos do projeto Tubo de Ensaio da Destilaria do Áudio Visual / Poesias por Jorge Barbosa do Irajá e Xandi da Cuíca/ Exposição de fotografias de Douglas Fróis / Exibição de stencil de Renato Próspero
Horário: a partir das 23h
Local: Basement Pub – Rua Carlos Cavalcanti, 1212 (ao lado da Cinemateca) – Ctba – Pr.
Entrada: R$5,00 + 1 livro usado (que será doado a uma biblioteca comunitária do Uberaba) ou R$10.

_____________________________________

Contatos:
Getulio Guerra (coordenador do PrasBandas) – 9603-4966
Téo Arruda – 9936-9636 – Curitiba – Paraná

    Author: Redação

    Share This Post On