2º Festival das Três Fronteiras

O 2º Festival Internacional de Cultura das Três Fronteiras – Diversidade Cultural em Paz – acontecerá de 2 a 10 de setembro nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este representando respectivamente, Brasil, Argentina e Paraguai.

A abertura do evento será dia 2 de setembro em Ciudad Del Este e em Puerto Iguazú com apresentações de música, circo e dança, e com a inauguração de um mural com pinturas feitas por crianças da cidade numa oficina com artistas plásticos dos três países. No dia 3, as festividades começam em Foz do Iguaçu, na Praça da Bíblia às 20h.

Diversidade Cultural em Paz
O Festival Internacional de Cultura das Três Fronteiras constitui-se como rico ambiente de revelação das faces culturais dos países do MERCOSUL, mostrando a pluralidade artística de cada país e convidando os diversos públicos a um novo olhar.

Apresentações com estilo folclórico e regional vão mostrar que dividimos com esses países algumas tradições, e outras vão ressaltar nossas diferenças, reforçando assim nossa soberania. Serão estabelecidas pontes de fraternidade que unem as diferenças e enaltecem as afinidades artísticas e histórias de países irmãos.

As diversas linguagens presentes no Festival apresentarão ao público um panorama amplo da produção da Argentina, Paraguai e Brasil. Em nossa programação teremos apresentações de música, teatro e dança, além de exposição de artesanato.

O Festival é uma realização dos Ministérios da Cultura do Brasil, Argentina e Paraguai, que pretendem efetivar políticas de intercâmbio e cooperação para o Mercosul Cultural e ampliar os vínculos solidários entre os países. No Brasil, a produção do FIC 3F é realizada pela Funarte e conta com o patrocínio da Eletrosul, da Caixa Econômica e o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.

Destaques da Programação
Na abertura do evento na cidade de Foz do Iguaçu, estarão presentes os grupos Jica y Turcão (Br) e La Formoseñada (Ar). Depois de 18 anos no grupo Tarancón, Jica y Turcão lançam sua carreira solo e apresentam um show com influência da música africana, latina e caipira brasileira. Ainda na música, o grupo de Foz do Iguaçu, Poronga Joke, promete show animado com muita batucada eletrônica.

Na arte circense, o Brasil será representado pela trupe Aero Circus, de Londrina, que, desde 2003, conta com Carlos Tangará no Núcleo de Criação. Tangará foi um dos melhores trapezistas latino americano nas décadas de 80 e 90. A trupe abusa de acrobacias aéreas e de chão e apresenta um espetáculo emocionante.

No teatro, haverá apresentação de bonecos, com Chico Simões, e mímica com Miquéias Paz. Em O Romance do Vaqueiro Banedito, Chico apresenta vários personagens clássicos do mamulengo. Margarida, a filha do Capitão João Redondo, está grávida do vaqueiro Benedito, juntos, eles e o boi Estrela fogem para a cidade onde enfrentarão várias dificuldades. Em Brasil Brasileiro Mimicando, Miquéias Paz trata dos cotidianos urbanos com uma visão carregada de humor.

Ainda na programação, o paraguaio Rolando Chaparro traz ao público brasileiro os ritmos dos Tamborileros Del Cambacua música típica paraguaia cujas raízes estão na música africana.

Indispensável e marca registrada da cultura Argentina, o Tango estará presente no Festival no espetáculo Febo Asoma, que também mostra outras danças típicas do país. Do Paraguai, o Grupo Itaryky promete um espetáculo de cores e figurinos numa apresentação que mistura dança folclórica, sapateado e música.

No teatro, a companhia Argentina Club de Teatro Eldorado, apresenta Paula Gómez, a história de uma mulher que diante de uma situação muito especial vai revelando ao público seus segredos íntimos e mostrando o que é ser uma mulher Argentina: forte, lutadora, defensora de seu país e suas raízes.

No encerramento em Foz do Iguaçu, acontece o maior festival de bandas da região da tríplice fronteira com apresentações de grupos dos três países participantes do Festival. Uma festa que promete diversão até altas horas.

2º Festival Internacional de Cultura das Três Fronteiras
O Festival reúne Argentina, Brasil e Paraguai buscando maior integração entre o Mercosul Cultural. Música, teatro, dança, circo, exposição de artesanato e debates. De 3 a 10 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Teatro Barracão e no Centro de Convivência, na Praça da Bíblia (Av. Argentina) a partir das 20h. Entrada franca. Informações: (45) 3521-1480. Informações à Imprensa: (61) 3226-9228 ou festival@funarte.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On