14º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos

Divulgação / Bonecos de todos os tipos ganham os palcos curitibanos

Bonecos de todos os tipos ganham os palcos curitibanos

Um espetáculo do grupo Folclórico Boi de Mamão, de Vargem Grande (SC), nas Ruínas São Francisco abriu neste domingo (10) o 14º Festival Espetacular de Bonecos. O evento acontece durante toda semana com espetáculos em diversos locais da capital paranaense. Ao todo 27 companhias do Brasil e de outros países farão cerca de 60 apresentações.

Entre os espetáculos internacionais do Festival de Bonecos estão “La Vuelta al Mundo en 80 días” (Companía Fernán Cardama, Espanha), “Tresepinas” (Grupo El Chon Chon, Argentina), “Anjo” (Duda Paiva, Holanda), “Rutinas” (Eugénio Navarro, Espanha), “La Muerte de Don Cristobal” (Paz Tatay, França) e “O Avarento” (Tabola Rassa, Espanha).

Os espetáculos nacionais são “Zig, a Menina de Giz” (Cia de Teatro Mevitevendo, São Paulo), “O Menino do Dedo Verde” (Cia Experimentus Teatrais, Santa Catarina), “Filme Noir” (Cia Pequod, Rio de Janeiro), “Sob a Luz da Lua e Galina Galinova” (Cia Gente Falante, Porto Alegre), “Patinho Feio” (GATS, Santa Catarina), “O Romance do Vaqueiro Benedito” (Mamulengo Presepada, Brasília), “O Velho Lobo do Mar” (Companhia dos Bonecos, Rio do Sul), “Folguedo das Sombras” (Cia Teatro Lumbra, Porto Alegre) e “O Princípio do Espanto” (Morpheus Teatro, São Paulo).

Doze grupos paranaenses estão no Festival: Cia de Teatro Arte & Manha, Guarapuava, com “As Cavalhadas”; Grupo Merengue, Curitiba, com “Dom Quixote”; Grupo de Teatro Trava-Língua, Curitiba, com “Ari Areia, um Grãozinho Apaixonado”; Cia Ti Biri Bão, São José dos Pinhais, com “A Cigarra e a Formiga”; Cia Karagoz Animações e Eventos, Curitiba, “O Rei Que Ficou Cego”; Miyashiro Teatro de Bonecos, Curitiba, com “Brisalenta”; Grupo Simples Suspiro, Curitiba, com “Marcas”; Aldebarã e Rasgateatro, Curitiba, com “Brincando de Histórias”; Cia Manoel Kobachuk, Curitiba, com “A Margarida Curiosa Visita a Floresta Negra”; Teatro Filhos da Lua, Curitiba, com “Urucum e o Fogo”, Grupo Calçada Di Verso, Curitiba, com “Hoje é Domingo, Pé de Cachimbo” e Grupo Mundaréu, com “Forféu do Mundaréu”, que encerrará o Festival no dia 17, às 19 horas, na escadaria da UFPR, na Praça Santos Andrade.

Além dos espetáculos no Salão de Exposições do Centro Cultural Teatro Guaíra, foi aberta a Exposição Interativa de Bonecos, espaço destinado a apresentação de quatro técnicas de manipulação: luva, sombra, vara e marionete. Em cada nicho das técnicas, o visitante pode manipular os bonecos e assim entender como são feitas as apresentações. A programação inclui ainda a exibição de filmes sobre a utilização de bonecos no cinema. As exibições acontecem de segunda a sábado, das 17h30 às 18h30, na Sala de Exposições, com entrada franca.

TudoParaná

    Author: Redação

    Share This Post On