PrasBandas do norte da capital paranaense

PrasBandasChegou a vez dos artistas do Bairro Alto mostrar em praça pública o que sabem PrasBandas era um festival de Bandas, agora é uma Mostra Itinerante de Arte Curitibana cada vez mais interessada em agir nos pontos da cidade onde a Cultura tem poucas portas abertas. Já fizemos programas ao vivo na Rádio Comunitária do Sítio Cercado, resenhamos em blogs de música, juramos em eventos relacionados à cena independente, mediamos papos entre bandas e público. Também pedimos livros que estão parados na casa das pessoas e doamos pras bibliotecas de escolas públicas.

 

A Mostra Itinerante de Arte Curitibana está desde dia 21 de março de 2009 com oficinas gratuitas pra comunidade do Uberaba – bairro da região sul de Curitiba. Profissionais de renome na cidade dão 3 horas de Música e Fotografia por sábado nas salas de aula da Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan. A oficina de Astrologia será substituída por Marcenaria e a de Stencil em breve também entrará na programação. Agora no início de novembro mais um profissional sinalizou querer participar do projeto oferecendo oficina de Discotecagem.

Essas invasões culturais – como eram chamadas pela mídia e própria equipe – culminaram com apresentações dia 7 de junho de 2009 na Praça Renato Russo ao lado da escola, quando os alunos das oficinas apresentaram para a comunidade o que aprenderam em um palco montado. Artistas moradores do Uberaba (músicos, poetas, artistas plásticos, atores, etc) puderam se inscrever gratuitamente no site da mostra e na secretaria da escola pra apresentar suas criações.

Agora as inscrições estão abertas para as apresentações no Bairro Alto – bairro da região norte, lado oposto no mapa de Curitiba. 

Bandas com canções próprias e letras em português desde 2005 tocaram com as convidadas Poléxia (indie), Terminal Guadalupe (pop de garagem), Esquerda Volver, Sopro Difuso (progressivos), Cores d Flores, Macumbaria (new metal), Charme Chulo (rock caipira), Pão de Hamburguer, Criaturas e Anacrônica (rock’n’roll). Depois de Sítio Cercado, Xaxim, Boqueirão, Hauer e Uberaba, chegou a vez das bandas do Bairro Alto irem para praça fazer um som junto com Universo em Verso Livre, Cásimu, Maxixe Machine com participação especial de Carlos Careqa. Também as poesias do Edson De Vulcanis!

O projeto surgiu em novembro de 2005 com o intuito de levar apresentações de bandas independentes aos bairros e proporcionar a oportunidade às novas bandas de apresentar músicas autorais em seu habitat, desde que fossem em português. Sem patrocínio, com apoio informal de amigos e parentes as primeiras quatro edições ocorreram de forma independente. A quinta e sexta edição tem incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.

O coordenador da mostra Getulio Guerra vem se dando conta de que ainda é pouco o que estão fazendo: “Tirando as teorias da cabeça, no meio da prática vamos vendo que estamos de sacanagem e ainda por cima posando de Che Guevaras. O que esses meninos e meninas, menores, de classe baixa fariam depois do dia 7 de junho, quando fôssemos embora, pro Bairro Alto? Pouco provável que pudessem ir atrás ou continuar um aprendizado desses em uma escola especializada. Cutucar a curiosidade agora, gratuitamente do lado da casa deles é mole; mas sociabilizar de verdade a informação é mais do que isso. Se podemos, devemos ter um ponto fixo onde essa moçada possa não só continuar em outros módulos o que estão aprendendo, mas se interessarem por outras oficinas também. Será que somos ainda mais comprometidos com o social a ponto de avançar, criar uma ONG séria e ir além da picaretagem cultural de plantão?”


Programação das Oficinas

Fotografia
Oficineiro: Douglas Fróis
Descrição: Conhecimentos básicos sobre Fotografia.
Conteúdo: Conceito de fotografia, linguagem fotográfica, equipamentos, pós-processamento, produção de um ensaio. Não é necessário ter câmera fotográfica.

Música
Oficineiro: Johnny Dionysio
Voluntários da banda de apoio: Filipe Guerra (Baixo) e Emanuel Beckhauser (Guitarra).
Descrição: Aulas teóricas e práticas da Bateria em estilos diversos como pop, rock, jazz, mpb, blues, etc., incluindo noções de música em geral.
Conteúdo: Histórico da bateria, aquecimento muscular, teoria musical aplicada, coordenação de mãos e pés, ler partituras para bateria, rudimentos básicos, técnicas de caixa, prática de banda com trilhas pré-gravadas.

“Já fiz oficinas em outros lugares mas nunca continuava porque as informações eram dadas na aula e durante a semana se você quisesse pesquisar mais o professor não dava continuidade. Nas oficinas PrasBandas temos esse acesso ao diálogo entre professor e aluno” (Cristiano Souza Dias – aluno das oficinas de Astrologia e Fotografia)

Fotos
– Edes Souza
, vulgo Edinho, é aluno da oficina de Fotografia.
– Reginaldo tem 10 anos é um aluno problemático da escola onde damos as aulas. Mas nas nossas oficinas ele é super prestativo, atencioso, curioso e querido.
– Douglas Fróis de fotógrafo amador e voluntário do projeto em 2005, se profissionalizou e vive hoje de fotografia trabalhando na Universidade Federal do Paraná e dando Oficina PrasBandas de Fotografia.

 
Serviço

Oficinas PrasBandas

Local: Escola Municipal Maria Marli Piovezan
 

Idade Mínima: 5 Anos – Capacidade: 20 vagas por Oficina. Duração: Tempo indeterminado


Turnos: As aulas são aos sábados a tarde (13h às 17h)

Apresentações PrasBandas 6
Local: Praça da Liberdade
Apresentações – Início: 13h – Término: 21h
Data: Domingo, 6 de Dezembro de 2009
 

Em um palco apresentações dos alunos das oficinas (os de Bateria terão o guitarrista Emanuel Beckhauser e o baixista Filipe Guerra como banda de apoio), shows ao vivo com bandas convidadas Universo em Verso Livre, Cásimu, Maxixe Machine com participação especial de Carlos Careqa, e mais as bandas inscritas do bairro. Também as poesias do Edson De Vulcanis!


Entrada Franca – Doe 1 livro
Mais informações: www.prasbandas.mus.br Incentivo
Fundação Cultural de Curitiba
Prefeitura Municipal de Curitiba
Apoio
Vereador Jair Cézar
Restaurante Dona Ambrosina
Drum Shop – Instrumentos Musicais

 

 

Brasil Cultura

– O Site da Cultura BrasileiraPrasBandas LogotipoRealização
PrasBandas – Mostra Itinerante de Arte Curitibana

 

Contato

Getulio Guerra
www.prasbandas.mus.br

MSN = geto@prasbandas.mus.br

(41) 3077-0403 | 9603-4966

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. S8pa7l Great blog post.Thanks Again.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *