A viola caipira de Pereira da Viola e Wilson Dias

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show dos mineiros Pereira da Viola e Wilson Dias, que lançam o álbum “Pote”, de 03 a 06 de maio. O trabalho marca a parceria dos músicos com o poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues.

O trabalho “Pote” é marcante. Pode ser entendido como uma metáfora da condição do homem no mundo contemporâneo, uma evocação do ambiente do mineiro a partir de uma visão crítica. O álbum é contemporâneo e primitivo, rústico e refinado, modelado pela sensibilidade da palavra e conduzido pelo fio mágico dos acordes da viola. O pote em si é cercado de simbologia, um objeto real e mítico que reflete a arte, a cultura, os valores, a religiosidade e as contradições da mineiridade.

O trio de mineiros de águas fortes e confluentes, dos Vales do Mucuri, do Jequitinhonha e do São Francisco, tem raízes comuns no que diz respeito à cultura popular, ao sentimento de religiosidade e às convicções políticas, fundados na amizade e na defesa da cidadania.

João Evangelista, além da música, utiliza várias linguagens e campos de conhecimento para expressão como filosofia, jornalismo, literatura e fotografia. Destaca o papel da letra na construção da canção, orientando todas as etapas de produção do álbum: desde a composição, passando pelos arranjos, processo de gravação, interpretação, mixagem à concepção gráfica do encarte.

A viola, cada vez mais valorizada no complexo cenário musical brasileiro da atualidade, ganha uma nova aliada, a poesia, que se mistura de maneira equilibrada e harmônica com o timbre e com a autêntica sonoridade do instrumento. Assim, tanto do ponto de vista temático, quanto musical e poético, pode-se dizer que há uma verdadeira sintonia criativa e estética.

O show conta com a participação especial da bailarina Patrícia Sene, cujo estilo busca interpretar o universo mítico e plástico das danças, ritmos e ritos presentes nas manifestações populares.

Ficha Técnica:

 

Pereira da Viola (voz, viola caipira, violão e rabeca)

Wilson Dias: (voz e viola caipira e violão)

André Siqueira: (Direção musical, bandolim, guitarra e flauta)

Wallace Gomes (violão)

Pedro Gomes (contrabaixo)

Dito Rodrigues (violão)

Gladson Braga (percussão)

Carlinhos Ferreira (percussão)

Patrícia Sene: (bailarina – Participação especial)

Serviço

:Show Pote de Pereira da Viola e Wilson Dias

Local:

Data:

Hora:

Ingressos:

Bilheteria:

Classificação etária:

Lotação máxima:

25/04/2012

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Curitiba (PR)

(41) 3544-5640

www.caixa.gov.br/imprensa | @imprensaCAIXA

www.caixa.gov.br/caixacultural

125 lugares (02 para cadeirantes) Livre para todos os públicos (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h) R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) quinta a sábado às 20h e domingo às 19h de 03 a 06 de maio de 2012CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

    Author: Redação

    Share This Post On

    Trackbacks/Pingbacks

    1. stern kaufen - Title... [...]please take a look at the web pages we adhere to, including this 1, as it represents our picks in …
    2. smokeless cigarette starter pack - Title... [...]The data talked about within the article are several of the most effective accessible [...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *