Secretaria da Cultura abre em Londrina a 10ª Semana Nacional dos Museus

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) abre em Londrina, na próxima segunda-feira (14), a 10ª Semana Nacional de Museus, que este ano tem como tema “Museus em um mundo em transformação – novos desafios, novas inspirações”. A apresentação do programa Museus Paraná, desenvolvido pela Secretaria com o objetivo de modernizar e fortalecer as unidades museológicas do Estado, será o destaque do evento.
O encontro, que reunirá representantes de diversos municípios da região, terá início às 10 horas e se estenderá até às 15h30, no Museu Histórico de Londrina, com entrada gratuita. Além da apresentação das diretrizes e ações do Programa Museus Paraná, a equipe da Secretaria da Cultura vai abrir espaço para orientação técnica sobre aspectos da museologia e também organizará uma pré-agenda para inscrição dos municípios interessados em participar das atividades do programa.
Durante a semana, comemorada de 14 a 20 de maio, museus dos mais variados segmentos no país abrem suas portas com programação especial evidenciando o papel da instituição frente às transformações na cultura e na vida social.
Segundo Christine Baptista, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, um dos fatores para o sucesso das ações de um museu é a qualidade da informação fornecida a seus frequentadores. “Este é um dos grandes desafios, atualizar o lugar do museu na sociedade, redirecionando sua vocação, vivificando sua linguagem, adaptando-se às novas tecnologias”.
PLANO GESTOR – Museus Paraná é o nome do Plano Gestor Museológico em desenvolvimento pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus (COSEM). É composto por sete eixos programáticos, que se subdividem em programas e ações, desde tecnologia da informação, política de acervos, comunicação e difusão, entre outros.
Um dos eixos em atividade é o “Polos Museológicos”, que oferece aos municípios paranaenses a oportunidade de co-participação em três programas: exposições itinerantes, apoio técnico e oficinas de capacitação e treinamento em conservação de acervos e museografia.
Serviço: Abertura da 10ª Semana Nacional dos Museus
Data:segunda-feira, dia 14 de maio
Horário:10 horas
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamim Constant, 900. Londrina/PR.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *