Presépios: no museu como em casa

Mostra no Museu de Arte Sacra explora dimensões pública e privada dos presépios O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP faz um tributo às festas de fim de ano com a exposição Presépios: no museu como em casa, na qual o curador Cesar Giobbi convida um grupo de 11 pessoas, entre arquitetos, colecionadores, designers de interiores, empresários e artistas, a exibirem montagens de cenas relacionadas ao Natal, de acordo com suas respectivas visões criativas. O convite para a curadoria da exposição foi prontamente aceito por Cesar, devido à sua forte ligação com o tema, que nele despertam memórias da infância e de rituais familiares da época de festas, algo com que muitos podem facilmente se identificar. “O presépio faz parte de minhas lembranças mais antigas e afetivas”, conta. O pré-requisito para a escolha dos participantes foi que tivessem o hábito de montar o presépio ou que tivessem uma história de
convivência com ele. A principal intenção da mostra é reproduzir no MAS/SP – uma instituição cultural pública – pequenos ambientes privados de ritual de fé e tradição.

Participam da exposição Toninho Mariutti, Ozley José Viaro, Jorge Silva e Paulo Mortari, colecionadores e aficionados do assunto, os artistas Paulo von Poser e Vic Meirelles, os arquitetos e decoradores Beatriz Pimenta Camargo, Jorge Elias e José Antonio de Castro Bernardes, e o designer José Marton, que aceitou o desafio de criar um presépio no jardim. O arquiteto Felippe Crescenti, além de participante, é o cenógrafo da mostra.

Presépios: no museu como em casa combina presépios de coleções particulares com peças cedidas pelo rico acervo do museu, como um presépio paraguaio, uma mesa do século XVII, uma imagem de Nossa Senhora do século XVIII e uma de Nossa Senhora de Rosário do mesmo século e um presépio de origem equatoriana do século XVII, por exemplo. A montagem se apresenta com uma dimensão e um jeito familiar de contar a cena do nascimento de Jesus.

O curador
Cesar Giobbi é jornalista há 40 anos, a maior parte deles dedicada à cultura, na imprensa escrita, eletrônica e digital. Trabalhou no Jornal da Tarde, Estadão, Gazeta Mercantil, Brasil Econômico, Metro, em revistas nacionais, nas rádios Eldorado e Bandeirantes, além dos canais de televisão Rede Gazeta, TV Cultura e Canal Rural. Edita o site CesarGiobbi.com.br. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, diretor do MAM-SP e membro dos conselhos da Bienal SP, do Instituto de Arte Contemporânea e do Auditório Ibirapuera. No terceiro setor, trabalha para o Instituto Pró-Queimados.

O museu

O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970.
Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda
térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga
Casa do Capelão, atual sede do Museu dos Presépios.

A parte mais antiga do complexo foi construída sob orientação de Frei Antônio de Santana Galvão para abrigar o recolhimento das irmãs concepcionistas, função esta que se mantém até hoje. O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e
pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

O Museu de Arte Sacra de São Paulo tem como principais atribuições recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo;
promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e
científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas
atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte
sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos
de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de
atuação.

Exposição Presépios: no museu como em casa

Beatriz Pimenta Camargo, Felippe Crescenti, Jorge Silva, José Antônio de Castro Bernardes, José Marton, Ozley, Paulo Mortari, Paulo von Poser, Toninho Mariutti e Vic Meirelles

Curadoria Cesar Giobbi

Abertura 27 de novembro de 2012 – quarta-feira – às 19h

Período 28 de novembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013

Museu de Arte Sacra de São Paulo

www.museuartesacra.org.br
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.3336 – agendamento/ educativo para
visitas monitoradas

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados

Número de obras 11

Dimensões variadas

    Author: Redação

    Share This Post On

    3 Comentários

    1. Like videos on the internet. I think people should have to have proof, cause there are a lot of trolls, you know people with no life that have nothing better to do than screw things up for everyone else..

    2. What is the procedure to copyright a blog content (text and images)?. I wish to copyright the content on my blog (content and images)?? can anyone please guide as to how can i go abt it?.

    3. Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely useful info particularly the last part I care for such information a lot. I was looking for this certain information for a very long time. Thank you and good luck.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. sac à main longchamp - sac à main longchamp... wgcfdauws...
    2. cheap shower heads - cheap shower heads... Is a URL for copyrighted web content also covered by the copyright?...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *