Museu de Arte Contemporânea do Paraná

HISTÓRICO

O Museu

A idéia da criação de um museu de arte do Estado, alimentada por artistas e intelectuais, foi concretizada sob a orientação de Fernando Pernetta Velloso, então chefe da Divisão de Planejamento e Promoções Culturais da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná foi criado pelo Decreto nº 18.447, de 11 de março de 1970. Sua instalação, prevista inicialmente para o andar térreo do Teatro Guaíra, foi impedida por um incêndio ocorrido nesse local. Em 12 de março de 1971, o Museu foi oficialmente inaugurado em sede provisória, na Rua 24 de Maio, no prédio pertencente à Associação dos Servidores Públicos do Paraná.

Sua sede própria, na rua Desembargador Westphalen, foi inaugurada no dia 27 de junho de 1974.


O Prédio

De singular importância no cenário urbano de Curitiba, o prédio do Museu de Arte Contemporânea do Paraná é de estilo eclético, ocupando uma área de 1992 m² na rua Desembargador Westphalen, entre as praças Zacarias e Rui Barbosa.

Sua construção foi iniciada em 1926 e em 28 de janeiro de 1928 o prédio foi inaugurado pelo Governador Caetano Munhoz da Rocha para sediar a Diretoria de Saúde Pública. Posteriormente, abrigou a Secretaria de Saúde e Assistência Social e a Secretaria do Trabalho.

Em 1974 foi reformado e destinado para a sede do Museu de Arte Contemporânea, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná em 06 de março de 1978.

    Author: Redação

    Share This Post On