Museu da Periferia

museu de periferiO diretor do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram/MinC), Mário Chagas, vai ministrar nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3 de setembro, a oficina Museu, Memória e Cidadania, na comunidade de Sítio Cercado, em Curitiba, para a instalação do Ponto de Memória Museu da Periferia (MUPE). Na ocasião, consultores da ação Pontos de Memória e equipe do departamento farão visita técnica ao novo museu.

Segundo Mário Chagas, a oficina busca mobilizar e sensibilizar os participantes para compreensão do museu como tecnologia social e da ideia do museu cooperativo. “Vamos trabalhar a temática museu e memória na perspectiva da criação, pois não há criatividade sem memória. É através dela que criamos novas utopias, novos futuros e finalmente a idéia de cidadania. E os moradores do Sítio Cercado têm esse direito.”

Pontos de Memória – Resultado de parceria entre os Programas Mais Cultura, do Ministério da Cultura, e do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça, os Pontos de Memória têm como objetivo apoiar a criação de museus em comunidades caracterizadas pelo alto índice de violência, além de trabalhar na reconstrução e proteção da memória social e coletiva das comunidades a partir de seus moradores, suas origens, histórias e valores. A expectativa é de que a iniciativa se transforme numa referência para a comunidade e num ponto de dinamização das atividades culturais e socioeducativas locais.

MUPE – O Museu da Periferia vem sendo organizado por moradores do bairro Sítio Cercado desde abril deste ano. A ideia foi incentivada pelo deputado federal Ângelo Vanhoni, depois de conhecer a experiência dos Pontos de Memória Museu da Maré (na Favela da Maré) e o MUF – Museu de Favela (no Cantagalo Pavão-Pavãozinho), ambos na cidade do Rio de Janeiro. O Ponto de Memória também recebeu apoio de artistas, entidades, associação de moradores, Associação Cultural de Negritude e Ação Popular e de articuladores do Museu da Maré e MuF.

Inscrições para a oficina são limitadas, interessados podem se inscrever pelo e-mail museudeperiferia.mupe@gmail.com

Saiba mais no blog do MUPE – www.mupe.wordpress.com; ou no site do Programa Mais Cultura –  mais.cultura.gov.br.

Outras informações: (61) 3414-6234.

http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/01/museu-da-periferia/

    Author: Redação

    Share This Post On