Museu Alfredo Andersen

 

Alfredo Andersen

O Museu Alfredo Andersen é um órgão público, vinculado a COSEM – Coordenadoria do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná, com a finalidade de cadastrar, conservar, catalogar, expor e divulgar a obra e memória de Alfredo Andersen como artista e mestre, bem como de seus discípulos; promover exposições; dar continuidade ao “ofício de ensinar arte” com cursos de formação e de atualização, realizar encontros, simpósios e estudos na área das artes visuais. Está situado à Rua Mateus Leme, 336 na casa onde o artista residiu, produziu grande parte de sua obra pictórica e ensinou pintura e desenho a muitos discípulos.

Logo após o falecimento de Andersen, seus amigos e admiradores organizam uma Sociedade de Amigos com finalidade de criar neste espaço onde o artista viveu, uma unidade museológica para preservação de sua obra e a continuidade de seus ideais.       No ano de 1947, o Deputado Rivadávia Vargas apresenta formalmente à Assembléia Legislativa uma proposta para criação do Museu, entretanto somente em 1959 o Museu é oficialmente criado passando a chamar-se Casa de Alfredo Andersen – Escola e Museu de Arte. Anos mais tarde o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e em 1979 passa a denominar-se Museu Alfredo Andersen. Atualmente o Museu, cumprindo sua principal função, expõe permanentemente a obra de Andersen com mostras temáticas, realiza exposições temporárias de discípulos de Andersen e artistas contemporâneos que mantém um vínculo com o Atelier de Arte. Promove o Salão e o Simpósio Paranaense de Cerâmica bienalmente.Fazem parte da estrutura do Museu os seguintes serviços: o Atelier de Arte Alfredo Andersen, oferecendo cursos e oficinas em diversas linguagens das artes visuais para jovens e adultos a partir de 15 anos.
O setor de Pesquisa, Arquivo e Documentação que é responsável pela conservação das obras e documentação e atende aos pesquisadores.
Abriga a “Biblioteca Max Conradt Jr” especializada em artes plásticas, que disponibiliza material para consulta no local; o Setor de Arte-Educação que se destina ao atendimento das Escolas que procuram o Museu, oferecendo para os escolares vídeos, teatro de bonecos, a revista “Andersen para crianças”, jogos infantis e brincadeiras com o propósito de divulgar vida e obra do artista.
O Centro Juvenil de Artes Plásticas – tradicional escola de artes para o público infantil criada por Guido Viaro, cuja sede é à Rua Mateus Leme, 56.O Museu conta com o apoio da Sociedade Amigos de Alfredo Andersen que possui a loja “VivArte” especializada em livros, agendas e produtos diversos com a marca do Museu, o “CaféArte” para atender o publico visitante e os alunos do Atelier.A contribuição de Alfredo Andersen (Esse notável artista, norueguês de nascimento e brasileiro de coração) para as artes plásticas, foi a base e o alicerce que se reflete até a contemporaneidade na produção da arte paranaense. Por sua atuação tanto na vida artística quanto no “oficio de ensinar arte” é considerado “Pai da Pintura Paranaense”.

Viste o site:

 www.pr.gov.br/maa.

    Author: Redação

    Share This Post On