”Mostra Bola na rede”

 

– 08/JUN/06 a 09/JUL/06 – Sala Especial

O Museu Paranaense estará realizando, do dia 8 de junho a 9 de julho, a Mostra “Bola na Rede – história do futebol paranaense”, com exposição na Sala Especial de fotos, objetos e documentos que contam a trajetória no Paraná deste que é o mais popular dos esportes.

O futebol nasceu “football association”, em 1863, na Inglaterra da Revolução Industrial. Tinha 11 atletas de cada lado porque eram 11 os representantes dos colégios reunidos em Londres, para unificar as regras. Suas origens, no entanto são bem mais remotas. Algumas teorias indicam ter sido no antigo Egito que surgiram os primeiros jogos que reuniam características do que hoje chamamos futebol, entre 4.500 e 4 mil anos a . C. Entre nós chegou oficialmente em 1894 com Charles Miller, vindo da Inglaterra, e se espalhou pelo país. A cultura local interagiu e o futebol recebeu influências do samba, da capoeira, do jogo, de nossa cultura corporal e sinuosa, ganhando um jeito de arte.

No Paraná não foi diferente. A bola do começo do séc. XX era importada e Frederico Fritz Essenfelder fez no nosso estado o que Charles Miller produziu no Brasil: divulgou a bola e o jogo apaixonante, quando Curitiba já era um centro respeitável ávido por novidades vindas do Exterior. Jovens da época de tradicionais famílias, se reuniam no campo do Quartel da Força Pública para os primeiros “rachas” com a bola. Esses mais tarde decidiram fundar um clube de Futebol. Ao contrário do que acontece hoje o “nobre esporte bretão”. Foi nos primórdios uma prática elitista, que distinguia os ricos e excluía os pobres. Por essa época as camadas menos abastadas da população já tentavam se aproximar do futebol, um processo que se acentuaria cada vez mais longo do tempo. Com a democratização, ele foi se tornando um fenômeno da cultura de massa e da massa. Estádios cheios e jogos disputados, também, através de palavras, análises, opiniões. As torcidas entoaram em campo e carnavalizaram os espaços do futebol que foi se tornando uma grande paixão.

Em tempo de Copa do Mundo, o Museu Paranaense contextualiza o Futebol dentro da história do Paraná.

Mostra ” Bola na Rede – história do Futebol paranaense”
De 08/JUN a 09/JUL/2006
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, Alto São Francisco
Curitiba – PR

 

 

    Author: Redação

    Share This Post On