Uma grande festa do livro

bienal prA 1ª Bienal do Livro Paraná apresenta uma extensa programação cultural, de lazer e entretenimento. A partir do dia 1º de outubro, a capital paranaense recebe o principal evento literário do país. Com uma programação rica e diversificada, a 1ª Bienal do Livro Paraná promete surpreender o público durante dez dias de realização. Neste período, Curitiba será palco de  importantes encontros com escritores, jornalistas e intelectuais, além de lançamentos de livros e atividades recreativas. A Bienal do  Livro  Paraná contará com  30  sessões de debates e  58 apresentações voltadas para o público infantojuvenil. O evento oferece ao visitante uma grade dinâmica, diversificada e especialmente desenvolvida para atrair  todas as faixas etárias e perfis.

De acordo com Tatiana Zaccaro, gerente de Negócios da Fagga | GL events,  empresa organizadora do evento, a Bienal do Livro Paraná foi desenvolvida pensando na qualidade e diversidade do conteúdo. “Buscamos formas para estimular o hábito da leitura. Vamos apresentar propostas diferentes, que visam aproximar,  de forma lúdica, o público do universo dos livros”, garante.

A programação inclui: Café Literário, Atividades Infantis   – Circo das Letras, Território Jovem, Espaço Livre, Fórum de Literatura Infantil  e  Juvenil, Eventos Nobres, Sessões de Autógrafos e Visitação Escolar. Ao todo, 90 expositores  e cerca de 45 autores participarão da Programação Cultural do evento. A expectativa é receber aproximadamente 200 mil pessoas, sendo 30 mil estudantes. Para a edição paranaense foram criadas duas  atrações  inéditas: o Território Jovem e o Espaço Livre.
                                                                                                                                                                            Entre os expositores estão Livrarias Curitiba, Senado Federal, Editora Vozes, Barsa Planeta, Edições Paulinas, Editora da Universidade do Paraná, Companhia das Letras, Sextante, Record, Rocco, Editora Minuano, Editora Escala, Editora Paulus, Digerati, Universo dos Livros, entre outras.
A 1ª Bienal do Livro Paraná é promovida pela Fagga GL | events, responsável também pelas bienais do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. O evento será no Estação Convention Center, em Curitiba.

Café Literário
É o ponto de encontro entre público e autores para bate-papos informais sobre literatura e diversos assuntos do cotidiano. Ele proporciona ao visitante a oportunidade de estar em contato direto com seus ídolos literários, de forma descontraída e prazerosa. Com curadoria do jornalista Rogério Pereira, fundador do jornal literário Rascunho, o Café reúne os autores: Moacyr Scliar, Ronaldo Correia de Brito, Cléo Busatto, Rodrigo Lacerda, Sérgio Rodrigues, Adriana Lisboa, Ignácio de Loyola Brandão, José Roberto Torero, Ana Miranda, Márcio Souza, Arnaldo Bloch , Xico Sá, Fabrício Carpinejar, Alberto Martins, Flávio Carneiro, Sidney Garambone, José Castello, Cristovão Tezza, Marçal Aquino, Laerte, Felipe Pena, André Vianco, Elvira Vigna, Luiz Ruffato, Carlos de Brito e Mello, Manoela Sawitzki, Ruy Castro, Guilherme Fiuza, Heloisa Seixas, João Paulo Cuenca, Daniel Piza  e João Gabriel de Lima.

Atividades Infantis – Circo das Letras
Proporcionam uma viagem inesquecível ao mundo dos livros, em 53 sessões, com apresentações diárias para despertar, de forma lúdica, o prazer da leitura. Essas  atrações serão realizadas no Circo das Letras, um espaço com direito a picadeiro e luzes, onde o contemporâneo e o tradicional se fundem.  As crianças farão uma viagem pela literatura com contação de histórias, música  e teatro de bonecos. Com curadoria da escritora Cléo Busatto, o espaço recebe a cantora suíça radicada no Brasil Edith de Camargo, além da Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores e a Cia Mínima de Teatro.

Território Jovem
Voltado especialmente ao público adolescente. Nele, escritores e personalidades de diferentes áreas conversam  sobre fenômenos relacionados ao cotidiano dessa faixa etária como: comportamento, educação, beleza, entre outros  temas. Na discussão, assuntos como Bullyng, O Mundo da Menina e o sucesso recente de vários best-sellers internacionais, como O senhor dos anéis, Harry Potter e Crepúsculo, que provocaram a proliferação de um tipo de literatura pop, de entretenimento,  cultuada especialmente por adolescentes.

Espaço Livre
Autores, jornalistas, intelectuais e artistas expressam opiniões e debatem com o público seus diferentes pontos de vista sobre os temas propostos. Na pauta, assuntos como a liberdade no mundo contemporâneo, questões religiosas e a ciência, as fronteiras do mundo virtual, diálogos ambientais e a liberdade de imprensa e expressão. A proposta é discutir a liberdade de fazer escolhas e de se expressar no século XXI.

Fórum de Literatura Infantil e Juvenil
É uma atividade  onde professores, educadores e demais participantes terão contato com escritores, ilustradores, cineastas e pesquisadores de educação. Durante os debates o público terá oportunidade de assimilar conhecimentos e adquirir informações sobre como aplicá-los no dia-a-dia em sala de aula. Com curadoria e mediação da escritora e pesquisadora Ieda de Oliveira, o tema do debate nesta Bienal será O que é qualidade na produção artística e literária para crianças e jovens? Participam do fórum: as escritoras Heloisa Prieto e Cléo Busatto; a ilustradora e artista plástica Márcia Széliga; o cineasta Paulo Munhoz; e os professores doutores Alice Áurea Penteado (UEM) e João Luis Ceccantini (UNESP).

Eventos Nobres
Dois Eventos Nobres fazem parte da programação da Bienal. O primeiro deles será o Encontro com Rubem Alves, autor de inúmeros livros, colaborador de jornais e revistas. Entre suas obras estão crônicas, livros infantis, filosofia da religião e filosofia da ciência e da educação. Na Bienal ele fala sobre Doze lições para a educação dos sentidos.

O escritor é membro da Academia Campinense de Letras, professor emérito da Unicamp e cidadão honorário de Campinas, onde recebeu a medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. Mora em Campinas e dedica boa parte do tempo a escrever crônicas e artigos. Semanalmente, publica suas crônicas no jornal Correio Popular e também é colunista da Folha de S. Paulo, no caderno Sinapse. Possui mais de 50 obras publicadas em diversos idiomas.

O segundo  Evento Nobre  marca a sessão de encerramento do Café Literário e recorda o trabalho de um dos mais importantes intelectuais brasileiros,  o crítico Wilson Martins. Nos últimos 60 anos, Martins dedicou-se à literatura brasileira e seus textos, com intuito de tecer um amplo painel da produção editorial, resultaram na obra História da Inteligência Brasileira, reeditada para a Bienal. Para compor essa mesa, foram convidados dois grandes amigos de Martins: os escritores Miguel Sanches Neto e Affonso Romano de Sant’Anna.

Visitação Escolar
Projeto exclusivo da Bienal do Livro, a Visitação Escolar é uma participação especial de alunos de escolas públicas e particulares ao evento. São seis dias especialmente reservados para que os estudantes do ensino fundamental conheçam a feira e tenham a oportunidade de se aproximar do mundo dos livros, estimulando sua imaginação. A Bienal do Livro Paraná oferece aos professores a oportunidade de dinamizar suas aulas e incentivar o hábito da leitura em seus alunos, propiciando a eles um contato mais íntimo com o livro fora do ambiente escolar.
Tudo isso, além da participação em debates com autores, intelectuais e profissionais da literatura nacional, onde poderão conhecer de perto todas as novidades do mercado editorial.

A Bienal na Web 2.0
A Bienal do Livro do Paraná ganha presença forte na internet. Estão no ar o site oficial (www.bienaldolivrodoparana.com.br), o Twitter (twitter.com/bienaldolivropr), o Facebook (www.facebook.com/bienaldolivropr) e o Orkut (www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105297635) do evento. Além de poderem participar de diversas promoções, os visitantes também serão criadores ativos das páginas através da inclusão de fotos, vídeos e comentários. Em paralelo, haverá a cobertura do evento pelo Twitter, com dicas, promoções-relâmpago e divulgação de novidades e atrações, além de ações de relacionamento no Orkut e Facebook. “A Bienal por si só já é fomentadora de conteúdo. O nosso objetivo é nos aproximar cada vez mais do público leitor que está online”, revela a gerente da Fagga Eventos, Tatiana Zaccaro.

BIENAL DO LIVRO PARANÁ – PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Dia 01/10 – Sexta-Feira
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
18h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
19h30 – CAFÉ LITERÁRIO: A construção do leitor: o poder de sedução da literatura. Participante: Moacyr Scliar. Mediador: Luís Henrique Pellanda. Local: Café Literário

Dia 02/10 – SÁBADO
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
12h30 – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
13h – TERRITÓRIO JOVEM: Bullying. Participantes: Ana Beatriz Barbosa Silva e Araci Asinelli. Mediador: Omar Godoy. Local: Auditório Wilson Martins
13h – ATIVIDADE INFANTIL: Contador de histórias – Fundação Cultural de Curitiba. Participante: Rosangela Rauen. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
14h – CAFÉ LITERÁRIO: Pequenos leitores, grandes leitores. Participantes: Cléo Busatto e Rodrigo Lacerda. Mediador: Cristiano Freitas. Local: Café Literário
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
16h – CAFÉ LITERÁRIO: Literatura digital, e-books e o leitor do futuro: há uma revolução em curso? Participantes: Sérgio Rodrigues e Adriana Lisboa. Mediador: Christian Schwartz. Local: Café Literário
17h30 – ESPAÇO LIVRE: Somos livres? Participantes: Eduardo Giannetti e Fábio André Guaragni. Mediador: Gladimir Nascimento. Local: Espaço Livre
18h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
19h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
19h – CAFÉ LITERÁRIO: Por que ler os clássicos? Participantes: Ignácio de Loyola Brandão e José Roberto Torero. Mediador: Flávio Stein. Local: Café Literário

Dia 03/10 – DOMINGO
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
12h30 – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participante: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
14h – CAFÉ LITERÁRIO: Quando a vida vira ficção. Participantes: Ana Miranda e Márcio Souza. Mediador: Christian Schwartz. Local: Café Literário
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – CAFÉ LITERÁRIO: A permanência da crônica: caminhos e perspectivas. Participantes: Arnaldo Bloch e Xico Sá. Mediador: Luiz Andrioli. Local: Café Literário
17h30 – ESPAÇO LIVRE: Questão de fé. Participantes: Frei Betto e Mario Sanches. Mediador: Gladimir Nascimento. Local: Espaço Livre
18h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
19h – CAFÉ LITERÁRIO: Poesia, quem é você? Participantes: Fabrício Carpinejar e Alberto Martins. Mediador: Luiz Rebinski Junior. Local: Café Literário

Dia 04/10 – SEGUNDA
10h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
13h – ATIVIDADE INFANTIL: Contador de histórias – Fundação Cultural de Curitiba. Participante: Rosangela Rauen. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
19h30 – CAFÉ LITERÁRIO: Bate-bola: futebol e literatura. Participantes: Flávio Carneiro e Sidney Garambone. Mediador: Bob Faria. Local: Café Literário

Dia 05/10 – TERÇA
10h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
13h – ATIVIDADE INFANTIL: Contador de histórias – Fundação Cultural de Curitiba. Participante: Rosangela Rauen. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
14h – FÓRUM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: O que é qualidade na produção artística para crianças e jovens? Com a palavra o escritor. Participantes: Heloisa Prieto e Cléo Busatto. Mediador: Ieda de Oliveira. Local: Auditório Wilson Martins
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
16h – FÓRUM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: O que é qualidade na produção artística para crianças e jovens? Com a palavra o ilustrador e o cineasta. Participantes: Márcia Széliga e Paulo Munhoz. Mediador: Ieda de Oliveira. Local: Auditório Wilson Martins
19h30 – CAFÉ LITERÁRIO: A voz do escritor: como alcançar um estilo narrativo. Participantes: José Castello e Cristovão Tezza. Mediador: Christian Schwartz. Local: Café Literário

Dia 06/10 – QUARTA
10h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
16h – FÓRUM DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL: O que é qualidade na produção artística para crianças e jovens? Com a palavra o educador. Participantes: Alice Áurea Penteado Martha e João Luis Ceccantini. Mediador: Ieda de Oliveira. Local: Auditório Wilson Martins
17h – ATIVIDADE INFANTIL: Contador de histórias – Fundação Cultural de Curitiba. Participante: Elcio Di Trento. Local: Circo das Letras
19h30 – CAFÉ LITERÁRIO: Literatura, cinema, TV e quadrinhos: como se dá este diálogo? Participantes: Marçal Aquino e Laerte. Mediador: Mariana Sanchez. Local: Café Literário

Dia 07/10 – QUINTA
10h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
12h – ATIVIDADE INFANTIL: Contador de histórias – Fundação Cultural de Curitiba. Participante: Elcio Di Trento. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
19h – EVENTO NOBRE – ENCONTRO COM RUBEM ALVES: Doze lições para a educação dos sentidos. Participante: Rubem Alves. Mediador: Luís Henrique Pellanda. Local: Auditório Wilson Martins
19h – CAFÉ LITERÁRIO: Literatura pop de entretenimento: que gênero é este? Participantes: Felipe Pena e André Vianco. Mediador: Carlos Machado. Local: Café Literário
20h30 – CAFÉ LITERÁRIO: Uma noite de histórias (Promoção RPC TV) Participantes: Sandro Dalpícolo e Jorge Narozniak. Mediador: Herivelto Oliveira. Local: Café Literário

Dia 08/10 – SEXTA
10h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
17h30 – ESPAÇO LIVRE: Diálogos ambientais. Participantes: Carlos Hardt e Ricardo Arnt. Mediador: Gladimir Nascimento. Local: Espaço Livre
19h30 – CAFÉ LITERÁRIO: Literatura é um ato de resistência? Participantes: Elvira Vigna e Luiz Ruffato. Mediador: Luís Henrique Pellanda.   Local: Café Literário

Dia 09/10 – SÁBADO
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
12h30 – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
13h – TERRITÓRIO JOVEM: Entre Vampiros e Sagas: o livro é uma aventura. Participantes: Eduardo Spohr e Orlando Paes Filho. Mediador: Cristiano Freitas. Local: Auditório Wilson Martins
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
14h – CAFÉ LITERÁRIO: Os desafios da nova prosa brasileira. Participantes: Carlos de Brito e Mello e Manoela Sawitzki. Mediador: Omar Godoy.  Local: Café Literário
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
16h – CAFÉ LITERÁRIO: Biografia: em busca de uma grande história. Participantes: Ruy Castro e Guilherme Fiuza. Mediador: Paulo Krauss. Local: Café Literário
17h30 – ESPAÇO LIVRE: Fronteiras do mundo virtual. Participantes: Maurício Stycer e Alessandro Martins. Mediador: Gladimir Nascimento. Local: Espaço Livre
18h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
19h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
19h – CAFÉ LITERÁRIO: A sedução do romance: onde está sua força? Participantes: Heloisa Seixas e João Paulo Cuenca. Mediador: Luís Henrique Pellanda. Local: Café Literário

Dia 10/10 – DOMINGO
11h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
12h30 – ATIVIDADE INFANTIL: Formosos Monstros. Participante: Cléo Busatto. Local: Circo das Letras
13h – TERRITÓRIO JOVEM: O mundo da menina. Participantes: Malvine Zalcberg e Ana Paula Vosne Martins. Mediador: Omar Godoy. Local: Auditório Wilson Martins
14h – ATIVIDADE INFANTIL: Entrelinhas Melódicas. Participante: Edith de Camargo. Local: Circo das Letras
14h – CAFÉ LITERÁRIO: O espaço da literatura e do leitor na imprensa. Participantes: Daniel Piza e João Gabriel de Lima. Mediador: Paulo Camargo. Local: Café Literário
15h – ATIVIDADE INFANTIL: Passarinho me Contou. Participantes: Cia Triângulo de Teatro de Bonecos e Atores. Local: Circo das Letras
16h – ATIVIDADE INFANTIL: Onde Nascem as Histórias. Participantes: Cia Mínima de Teatro. Local: Circo das Letras
17h30 – ESPAÇO LIVRE: Liberdade de imprensa e expressão. Participantes: Marcelo Madureira e Carlos Heitor Cony. Mediador: Gladimir Nascimento. Local: Espaço Livre.
19h – EVENTO NOBRE: Wilson Martins: mestre da crítica. Participantes: Affonso Romano de Sant’Anna e Miguel Sanches Neto. Mediador: Luís Henrique Pellanda. Local: Café Literário

Serviço

1ª Bienal do Livro Paraná
Data: 1º a 10 de outubro de 2010
Horário: Dias de semana: das 9h às 22h e Fins de semana: das 10h às 22h
Local: Estação Convention Center (Av. Sete de Setembro, 2.775 – Curitiba – Paraná)

Ingressos:
Entrada inteira – R$ 8,00
Meia-entrada – R$ 4,00*

*Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a freqüência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.  Os idosos devem apresentar carteira de identidade.
Todo professor, bibliotecário e profissional do livro terá acesso gratuito à Bienal.

Apoio: Fundação Cultural de Curitiba, SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e Grupo RPC (Jornal Gazeta do Povo e Jornal de Londrina, Rádios Mundo Livre FM e 98 FM e RPCTV – Afiliada à Rede Globo), Sinepe (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná), Curitiba Convention & Visitors Bureau e Secretaria de Estado da Educação do Paraná.  

Site: www.bienaldolivroparana.com.br 
Twitter: http://twitter.com/bienaldolivropr

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *