Pós Graduação em Literatura Dramática e Teatro no CEFET/Paraná.

 

Pós Graduação em Literatura Dramática e Teatro no CEFET/Paraná.

 

 

 

 

 

Como as ciências antropológicas representam o espaço mais amplo de articulação das ciências da linguagem ou, como a linguagem constitui o traço fundador do homem e da cultura, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Dramática e Teatro do CEFET/PR, reafirma esta articulação de elementos no contexto acadêmico.

 

 

Ao implantar um Programa de Pós-Graduação em Literatura Dramática  e Teatro o CEF/Pr, seus professores tiveram em mente estabelecer múltiplas vias de correlação disciplinar. Sem perder de vista os vínculos dos estudos literários com o conjunto de fatos maiores em que tais estudos estão situados – os fatos da cultura –, quer-se estimular e valorizar a compreensão do regional como elemento constituinte do geral e, ao mesmo tempo, como reflexo de fenômenos mais amplos.

 

 

A soma de experiências e de conhecimentos em torno da Literatura Dramática  e do Teatro onde quer que sejam produzidos, ilumina e amplia a compreensão das produções literárias e teatrais locais. Por outro lado, quando se parte de fatos próximos, isto é, das dispersas manifestações literárias e teatrais regionais, descobrem-se elementos capazes de rearticular a compreensão das produções consideradas canônicas e a inteligência da Literatura como arte da palavra. O estar atento ao mundo e à quebra de fronteiras não exclui a perspicácia do olhar oscilante entre o próximo e o distante. A remissão múltipla e recíproca entre o geral e o particular, o objetivo e o subjetivo, instrumenta o sujeito e constrói o objeto de estudo das ciências da cultura.

 

A questão da diversidade cultural, da diferença de meios, recursos e resultados, ao mesmo tempo que afasta, aproxima as manifestações da inteligência nas várias latitudes. Perceber a diferença é uma forma de simultaneamente compreender a identidade do Outro e de descobrir a nossa própria, conhecendo limites, redimensionando as práticas e adequando os instrumentos de atuação.

 

 

Tais considerações reforçam, no plano acadêmico, a articulação interdisciplinar da literatura com outras ciências da cultura, como a história, a antropologia etc e fundamentalmente do teatro. Articulação que retoma velhas e consolidadas práticas de instigante atualidade.

 

Observe-se que o ampliar o foco não significa, necessariamente, deslocar o interesse da literatura para outras séries. A proposta, parece-nos,  do Pós-Graduação em Literatura Dramática  e Teatro não contempla o apagamento de interesse pelo texto literário enquanto produção estética. Ao diversificar o enfoque, percebe-se que pretende-se somar perspectivas, ampliando o alcance do olhar, de maneira que a abrangência de abordagens amplie ao limite possível o potencial discursivo do literário, que, não se reduzindo às fronteiras da Teoria e da Crítica Literárias, de modo nenhum as elimina.

 

 

Saiba mais informações  aqui…

 

 

Especialização em Literatura Dramática e Teatro

    Author: Redação

    Share This Post On