O Tico-Tico na Biblioteca Nacional

Em 2005 celebra-se o centenário de publicação da mais importante de nossas revistas infantis, O Tico-Tico. A data oferece à Biblioteca Nacional a oportunidade de evocar com esta exposição completíssima uma das iniciativas editoriais mais bem sucedidas do século passado, que permitiu ao público de várias gerações divertir-se com a arte de nossos melhores desenhistas e autores. O acervo da Biblioteca é muito amplo na área de periódicos ilustrados, livros infantis e quadrinhos produzidos no Brasil. Há alguns anos a instituição foi palco de uma importante mostra dedicada a uma retrospectiva da produção brasileira de histórias em quadrinhos.

Agora uma nova exposição na Biblioteca Nacional concentra-se em torno de uma única publicação, fato inédito, mas que se justifica plenamente pela extraordinária riqueza dos milhares de números de O Tico-Tico, recheados ao longo de 50 anos com centenas de milhares de imagens que marcaram para sempre a imaginação de nossos pais e avós, e que permanecem hoje uma grande fonte de prazer para todos nós.

A Biblioteca conserva obras de muitos dos artistas que colaboraram com a revista, especialmente do maior entre eles, J. Carlos, assim como uma extensa coleção de O Tico-Tico, acervo sempre valorizado pelo interesse do público do século XXI, cada dia mais estimulado pela produção visual dos séculos anteriores.

Pedro Corrêa do Lago
Presidente da Fundação Biblioteca Nacional

A Brasil Cultura indica…

TICO – TICO LÁ, TICO-TICO CÁ : A LEITURA DE UMA ÉPOCA

EXPOSIÇÃO: TICO-TICO LÁ, TICO-TICO CÁ,
A LEITURA DE UMA ÉPOCA

DE: 26/01/2005 à 26/04/2005
Horário de funcionamento:
2ª à 6ª feira de 10h às 17h e aos sábados de 10h às 15h
Entrada: Gratuita
Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Rua Mexico, s/nº
TELEFONE PARA INFORMAÇÕES: 2220.2504

    Author: Redação

    Share This Post On