Literatura Links

Literatura
Projeto Memória
http://www.projetomemoria.art.br
Site que reúne informações sobre a vida e a obra de Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa e Pedro Álvares Cabral. Ótima fonte de pesquisas.

Memória de Leitura
http://www.unicamp.br/iel/memoria
Site desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Traz interessante acervo de documentos e informações sobre a leitura na história do Brasil. Não deixe de visitar a Enciclopédia Literária no site
http://www.unicamp.br/iel/memoria/EnciclopediaLiteraria/index.htm

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/principal.html
Projeto da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo. Disponibiliza textos da Literatura brasileira e portuguesa. Há downloads gratuitos de romances, contos e poesia.

Projeto Vercial: literatura portuguesa
http://www.ipn.pt/opsis/litera/
Dispõe de um banco de dados relativos à Literatura Portuguesa. É possível fazer consultas a textos e poesias.

Literatura. Programa Alô Escola
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/index.htm
Site do programa produzido pela TV Cultura. Traz informações sobre João Cabral de Melo Neto, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Além da seção Ponto Com Poesia, na qual a professora Priscila Figueiredo, assessora do Prof. Pasquale Cipro Neto, analisa letras de músicas e poemas.
Autores brasileiros
http://www.bn.br/bibvirtual/acervo/autoresbrasileiros/index_autores.htm
Página da Fundação Biblioteca Nacional sobre escritores brasileiros. Traz informações como as principais obras, comentários sobre os autores e, ainda, pequenos trechos das obras.

O artesão inquieto da língua portuguesa – Entrevista com José Saramago
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0047.asp
Escritor português, Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fala nesta entrevista sobre a contribuição que a língua portuguesa pode dar à literatura universal e também sobre algumas questões que aborda em seu romance “A Caverna”.

O Paradigma da transpoesia
http://www.cetrans.futuro.usp.br/literatura.htm
Em um texto filosófico e poético, Albert Camus aborda a questão da transdisciplinariedade da poesia. Segundo o autor , “poderíamos chamar de transpoética a via transfiguradora do poeta das origens, orientado para o autoconhecimento e para a unidade do conhecimento. Meta que atravessa e ultrapassa a poesia”.

Rubem Alves – A Casa de Rubem Alves
http://www.rubemalves.com.br/
Traz uma série de textos e artigos escritos por Rubem Alves, educador, psicanalista e professor da Unicamp. Todas as dependências da “casa” merecem ser visitadas: o hall, o jardim, a sala de bate papo, o quarto do mistério, a livraria, a cozinha. Na seção “Conversas com Educadores”, encontra-se seis artigos sobre a Escola da Ponte, em Portugal.

Luiz Vaz de Camões
http://www.instituto-camoes.pt/escritores/camoes/vida.htm
Traz a biografia do grande poeta quinhentista português Luiz Vaz de Camões. Além de uma versão integral de “Os Lusíadas”, sua obra prima, o site apresenta sonetos, elegias, redondilhas, odes e três autos do poeta português.

João Cabral de Mello Netto
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/joaocabral/
Site da TV Cultura/Alô Escola que traz a vida e a obra do poeta pernambucano, cuja poesia é considerada fundamental para a modernidade e pós-modernidade literária brasileira. As páginas contêm arquivos de áudio com depoimentos do poeta, fotos e poemas.

Carlos Drummond de Andrade
http://www.carlosdrummond.com.br/
Encontram-se informações, fotos, depoimentos, dados biográficos, cronológicos e bibliográficos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. Dispõe de poemas e, também, dos famosos aforismos do livro “O Avesso das Coisas”.

Cecília Meireles
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/ceciliameireles/index.htm
Seção do site da TV Cultura/Alô Escola que traça um perfil da obra de Cecília Meireles, através de seus poemas e de suas atividades como educadora e literata.

Augusto de Campos
http://www.uol.com.br/augustodecampos/poemas.htm
Uma visita obrigatória para quem gosta ou deseja entender a poesia de vanguarda. Poeta, ensaísta, tradutor, além de crítico literário e musical, Augusto de Campos é uma personalidade central na poesia concreta. Seu site apresenta biografia, seleção de poemas em flash, em áudio, clip-poemas, o texto completo do Manifesto Concretista de 1956 e, ainda, ampla bibliografia.

Hilda Hilst
http://hildahilst.cjb.net/
Hilda Hilst é poeta, ficcionista e dramaturga consagrada. Seu site apresenta trechos das prosas e seleções dos poemas que a fizeram reconhecida nacional e internacionalmente pela linguagem lúcida e irreverente. Confira a galeria de fotos e os textos críticos sobre sua obra.

Cultos e Populares
http://www.sescsp.com.br/sesc/revistas/revistas_link.cfm?Edicao_
Id=141&Artigo_ID=1836&IDCategoria=1905&reftype=2

Narra o surgimento do Movimento Armorial, 30 anos atrás, que reúne artistas cultos que mantém uma forte ligação com o Nordeste e que recorre à obra popular como material a ser recriado e trabalhado.

Pablo Neruda
http://www.uchile.cl/neruda/
Poemas selecionados das principais obras o grande poeta chileno, além de biografia, entrevista e análises críticas.

Escritores imortais
http://www.klickescritores.com.br/imort.htm
Apresenta uma galeria de grandes escritores brasileiros, com bibliografia, biografia e obra. Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Manoel Bandeira, Mario de Andrade, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes são alguns dos escritores que podem ser encontrados no site.

Como vai a arte brasileira?
http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas/e/e_texto.cfm?id_revista=1&id_
edicao=62&id_artigo=1796&maior=0&menor=0

Apresenta um diagnóstico da produção cultural no Brasil, elaborado por alguns artistas, estudiosos e críticos de arte.

Ariano Suassuna – Entrevista
http://geocities.yahoo.com.br/well_ce/dramaturgia.htm
O autor de “O Auto da Compadecida” fala sobre Brecht, suas experiências, sua aproximação com os autores do barroco ibérico, e também suas motivações para escrever uma peça.   

    Author: Redação

    Share This Post On