Leitura para Todos 2009

leitura-para-todos1Até outubro deste ano, o projeto Leitura para Todos – Sala de Leitura pretende inaugurar 121 espaços no Distrito Federal e em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

O objetivo da iniciativa para 2009 é alcançar cerca de seis milhões de leitores beneficiando, inicialmente, as comunidades de 21 cidades.

Com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento cria salas de leitura de baixo custo e fácil implementação em escolas públicas, associações de bairro, hospitais, presídios e outras instituições. Os espaços devem ficar abertos à população de forma a promover a interação comunitária por meio do estímulo do hábito da leitura.

De 2003 a 2008, com o patrocínio de diversas empresas, já foram implantadas mais de 550 salas de leitura em localidades das cinco regiões brasileiras. O acervo bibliográfico é composto por 1.000 livros, sendo 500 títulos dentre obras de autores brasileiros e estrangeiros, de várias áreas de interesse, disponíveis para consulta e empréstimo, gratuitamente.

O projeto é voltado para a inclusão sociocultural, com a mobilização das comunidades contempladas em todas as etapas do processo. Para garantir que as bibliotecas sejam corretamente instaladas e que a iniciativa tenha continuidade, são capacitados agentes de leitura e escolhidos gestores para promover e gerenciar o acervo.

Saiba mais sobre o Leitura para Todos – Sala de Leitura: www.saladeleitura.org.br

    Author: Redação

    Share This Post On