LEITURA PAIXÃO – Londrina.

A professora Lucinea Aparecida de Rezende ficou chocada com o resultado da pesquisa que realizou sobre o tema “leitura na Graduação” para sua tese de doutoramento, em 2002.
Duas conclusões, em especial, colocaram-na em estado de alerta. A primeira indicava que “a maioria dos alunos não absorve de fato o conhecimento propiciado pela leitura”. A outra mostrava que “o universo da leitura do público universitário é muito restrito”. Nos dois casos, a constatação de que os universitários não utilizam os inúmeros benefícios propiciados pela leitura prazerosa, deixando assim “de se instrumentalizar para a vida”.
Mas no decorrer da pesquisa, conta Lucinea, “apareceu também um pedido de socorro”, detectado como “uma vontade, manifestada pelos alunos, de aprender a gostar de ler”.
Por isso, nasceu o “Leitura Paixão”, projeto desenvolvido na UEL, a partir de 2003, que visa debater o tema com grupos de estudo e por meio de palestras com profissionais de diferentes áreas, como literatura, teatro, cinema, fotografia e artes em geral, sem seguir um roteiro rígido. Na verdade, como diz Lucinea, “o projeto é uma construção, que busca criar condições para que jovens e adultos resgatem a paixão pela leitura”.
A experiência, já registrada no livro “Leitura e Visão de Mundo: peças de um quebra-cabeça”, recém-publicado pela Atrito Art Editorial, continua em 2005, com a formação de novos grupos, a realização de palestras, abertas à comunidade, e o constante estímulo para transformar obrigação de ler em paixão pela leitura!
Mais informações sobre o assunto: (43) 3371.4338 / E-mail: lerparaser@uel.br

LANÇAMENTO DO LIVRO
“LEITURA E VISÃO DE MUNDO: PEÇAS DE UM QUEBRA-CABEÇA”
Onde: Museu Histórico de Londrina
Quando:  março de 2005

    Author: Redação

    Share This Post On