CLÁUDIO RIBEIRO Cláudio Benito Antunes Ribeiro

abrealas01Jornalista. Radialista. Poeta, Escritor e Compositor com formação em Direito.

Parceiro de Cartola, Claudionor Cruz, Sebastião Tapajós, Homero Réboli, Lydio Roberto, Edson Abdala, Pededro Perereca, Tony Bonfá, Antônio Carlos (Tony Bandolim), Carlos Mattar, Reinaldo Carvalho (Bola) e Gerson Bientinez.

Autor entre tantas composições, do Hino Oficial do Coritiba F. C.

Integrante da “Ala de Compositores” da Estação Primeira de Mangueira.

Fundou com Ricardo Cravo Albin e Aramis Millarch a Associação Brasileira de Pesquisadores da MPB no ano de 1975.

Entre os anos de 1980 e 1987, idealizou, coordenou e apresentou diversos projetos e eventos na área musical da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, entre os quais “Arco da Velha”, “Sexta na Praça”, “Festival de Inverno” e “Abre Alas”.

Historiador de MPB e comentarista na área cultural desenvolveu trabalhos no campo do Jornalismo Cultural.

Foi o estruturador e primeiro diretor da “Divisão de Música”, da Secretaria de Estado da Cultura, recebendo do Governador, pelos serviços prestados à Arte e Cultura paranaense, o reconhecimento do “Notório Saber”.

Escreveu para a “Brasil Cultura” e o jornal cultural “Quixote”. Atuou como colunista do jornal “Correio Paranaense”.

 

Radios:

 

Rádio Londrina, Rádio Cruzeiro do Sul (Londrina), Rádio Atalaia (Londrina), Rádio Paiquere (Londrina), Rádio Capital, Radio Colombo, Radio Cidade, Radio Clube Paranaense, Rádio Educativa.

A partir de 1980 trabalhou como produtor e apresentador para programas de cultura e MPB da Rádio Educativa, prestando também serviços para diversas outras emissoras, recebendo por anos seguidos o título de “O Comunicador do Ano”, dos jornais “Gazeta do Povo” e “Jornal Diário Popular”.

Atuou como líder da Juventude Socialista, Dirigente da Juventude Comunista, Secretario de Agitação e Propaganda, Secretario Geral do PCB e Secretario de Estado no Gov. Requião. Foi coordenador da luta pela Anistia, pela redemocratização do país, sendo apresentador oficial da Campanha Pelas Diretas.

Coordenou, compôs sambas de enredo e apresentou por mais de 20 anos o Carnaval de Curitiba, sendo autor livro “Samba e resiste quem pode – Historia do carnaval curitibano”.

Foi Presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba.

Apresentador pela Rádio e TV Educativa do Carnaval de Antonina.

Homenageado com Comenda “Amigo da Cultura” nos seguintes Municípios do Paraná: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre, Roncador, Terra Boa, Ubiratã, Chopinzinho, Maringá (UEM) e Londrina.

 

Cidadão Honorário de Antonina – Paraná

Em 2002 ocupou o cargo de Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) do Paraná.

 

É membro do

Conselho Estadual de Esporte e Lazer.

Conselho Estadual da Criança e Juventude

Conselho Estadual da Terceira Idade

 

Diretor de Lazer e Politicas Públicas da Juventude do Governo do Estado.

Participou do “Fórum Nacional de Música”, foi coordenador do “Fórum Permanente de Cultura do Paraná, “Fórum da Música do Paraná”. Delegado para Conferência Nacional de Cultura. Delegado para Conferencia Nacional da Juventude e Conferencia Nacional de Esporte e Lazer.

Um dos pioneiros da web-rádio no Brasil idealizou e dirigi o site www.brasilcultura.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *