Casa da Leitura

 

 

 

A Fundação Biblioteca Nacional, por meio da Casa da Leitura, oferece cerca de 11 cursos neste mês de agosto. No dia 11, começa o Introdução à obra de Guimarães Rosa, pela jornalista Cecília Costa, em comemoração aos 50 anos da publicação dos livros Corpo de Baile e Grande Sertão: Veredas. Nesta quarta-feira, dia 2 de agosto, às 18h, a filha do escritor, Vilma Guimarães Rosa, vai participar do encontro Papos de Rodapé – bate-papo descontraído com personalidades de renome da literatura brasileira – onde ela falará sobre a vida e a obra de seu pai dando ênfase a fatos ligados à sua convivência com ele.

 

A FBN coordena as ações voltadas à leitura por meio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Proler, criado em 1992, que tem como sede a Casa da Leitura, organizada em três centros: Centro de Práticas Leitoras, Centro de Formação do Leitor e Centro de Referência e Documentação. Eles foram criados para promover um trabalho de articulação do Programa com parceiros de todo o país. Há dois anos, quando o programa foi paralisado, existiam em atividade 82 grupos nos estados brasileiros. Este ano, cerca de 60 grupos já foram recompostos até agora.

 

Veja abaixo a grade dos cursos. As inscrições já estão abertas.

 

 

Leitura: Conceitos, Espaços e Modos

 

O curso visa discutir a leitura em suas várias concepções ao longo dos tempos, com ênfase nas transformações ocorridas na atualidade, por conta da influência dos meios de comunicação de massa e pelo uso da informática. Objetiva, ainda, comentar a ampliação dos espaços e modos de leitura sob o forte apelo da sociedade de consumo. Com a professora Glória Pondé – Mestre e Doutora em Letras pela UFRJ. Pós-doutoramento em Paris pela École des Hautes Études en Sciences Sociales. Ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil.

Período: de 1 a 29 de agosto – somente às terças-feiras.

Horário: das 15h às 17h.

 

Arte da Convivência; Os Contadores de Histórias

 

A arte de contar histórias como estratégia para desenvolver o prazer de narrar e de ler, e como forma de mediar a realidade, reinterpretando-a. O curso objetiva sensibilizar profissionais de diferentes áreas a partir de informações teóricas e práticas, da escolha do repertório e acervos pessoais, passando pela expressão corporal, indicações bibliográficas e apresentação pública. Com o professor Francisco Gregório Filho – Ator, contador de histórias e um dos fundadores da Casa da Leitura.

Período: de 2 a 23 de agosto – somente às quartas-feiras.

Horário: das 9h30 às 12h30.

 

Oficina de Redação para Professores

 

A palavra, linguagem e signo, gêneros textuais, intertextualidade, interdisciplinaridade, tipos de redação, função social da literatura. Com a professora Raquel Naveira – Formada em Letras e Direito pela FUMCT, Mestre em Comunicação pela Universidade Mackenzie, Doutoranda em Literatura Portuguesa pela USP. Ensaísta e poeta.

Período: de 3 de agosto a 29 de setembro – somente às quintas-feiras.

Horário: das 9h30 às 11h30.

 

A Arte da Leitura – Oficina Permanente de Leitura para Professores

 

Quatro encontros que têm por objetivo auxiliar os mestres na tarefa de despertar em seus alunos o prazer de ler. Leituras de textos diversos em diferentes gêneros; serão indicadas estratégias de trabalho com os livros de modo informal e lúdico. A oficina possui caráter permanente, isto é, reabre todo início de mês com novas turmas de professores que poderão “programar” sua participação até o mês de novembro. Com a professora Suzana Vargas – Mestre em Teoria Literária pela UFRJ, poeta e autora de Literatura Infantil. Publicou, entre outros, o ensaio Leitura: uma aprendizagem de prazer e O amor é vermelho (poesia).

Período: de 7 a 28 de agosto – somente às segundas-feiras.

Horário: das 9h30 às 11h30.

 

Ver, Olhar e Tocar: Os Modos de Ler o Livro Raro

 

Evolução e fascínio, da História do Livro ao Colecionismo. O Livro Raro em sua materialidade: Bibliologia, Bibliografia e Raridade. O amor ao livro: Bibliofilia, Bibliocleptomania e Colecionismo. Tocar o Livro Raro: manuseio , leitura e convivência. Com a professora Ana Virgínia Pinheiro – Bibliotecária, professora da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO. Mestre em Administração Pública e Chefe da Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional.

Período: de 7 a 28 de Agosto – somente às segundas-feiras.

Horário: das 15 às 17h

 

Letras Fritas – Ensinando Professores a Ensinar a Escrever

 

A oficina tem por objetivo auxiliar os professores a trabalharem a escrita na sala de aula de modo criativo e divertido, utilizando diferentes estratégias, desde a leitura de textos a outros recursos

técnicos, como colagens, e dramatizações. Com a professora Silvia Carvão – formada em Letras pela UERJ. Possui mais de dez anos de experiência em oficinas de escrita.

Período: de 8 de agosto a 26 de setembro – somente às terças-feiras.

Horário: das 9h30 às 11h30.

 

Fernando Pessoa; A Janela e o Espelho

 

O curso estudará a produção literária do autor analisando aspectos de sua vida e obra à luz de seus estudiosos (João Gaspar Simões, Cleonice Berardinelli, Robert Bréchon, Angel Crespo, Antônio Tabucchi e outros). Aspectos filosóficos, o processo da heteronímia e a obra ortônima serão abordados também através de leituras dramatizadas. Com o professor Paulo César de Oliveira – Ator, diretor e autor de teatro. Cursou Letras (UFRJ) e Comunicação (PUC). Adaptou para o teatro, entre outros, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade, Groucho Marx, Jonathan Swift . Desde 1996, trabalha com Fernando Pessoa, de quem montou, dirigiu e encenou os espetáculos Encontro com Fernando Pessoa, Todas as Cartas de Amor são Ridículas e Encontro com Bernardo Soares.

Período: de 8 de agosto a 24 de outubro – somente às terças-feiras.

Horário: das 17h30 às 19h30.

 

Histórias de Vida – Leitura e Escrita na Terceira Idade

 

Escrever o vivido, descobrir sua história pessoal através da escrita e da leitura. A oficina trabalhará as possibilidades da memória como fonte de inspiração para a criação de histórias. Com o professor Furio Lonza – Jornalista, ficcionista, autor de literatura infantil e juvenil. Publicou, entre outros, Guia de Auto-ajuda para quem assiste TV, As Mil Taturanas Douradas (Prêmio Jabuti 1998) e Eric com o Pé na Estrada.

Período: de 9 de agosto a 27 de setembro – somente às quartas-feiras.

Horário: das 15h às 17h.

 

Leituras de Vestibular

 

Curso que pretende apresentar aos estudantes de segundo grau, de modo lúdico e prazeroso, os clássicos da literatura brasileira geralmente estudados como matéria de vestibular. Com a professora Ângela Dias – Mestre em Letras pela UFRJ. Professora de Língua e Literatura Brasileira no CEAT – Colégio Anísio Teixeira.

Período: de 10 de agosto a 30 de novembro – somente às quintas-feiras.

Horário: das 15h às 17h.

 

Sem Medo de Guimarães Rosa

 

Introdução à obra de Guimarães Rosa, no ano em que se comemoram os 50 anos da publicação de Corpo de Baile e Grande Sertão Veredas. Com a professora Cecilia Costa – Jornalista, ficcionista. Autora, entre outros, de Damas de Copas (romance).

Período: de 11 de agosto a 29 de setembro – somente às sextas-feiras.

Horário: das 15h às 17h.

 

As inscrições devem ser feitas na Casa da Leitura – Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras – Rio de Janeiro, entre 9h e 18h. Será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.

 

Informações: (21) 2557-7437, www.bn.br ou casadaleitura@bn.br.

 

    Author: Redação

    Share This Post On