Autores – Escritores

 
Adélia Prado (Releituras) Adélia Luzia Prado Freitas nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 13 de dezembro de 1935, filha do ferroviário João do Prado Filho e de Ana Clotilde Corrêa. Biografia, obras e poesias escolhidas.

`Uma das mais remotas experiências poéticas que me ocorre é a de uma composição escolar no 3º ano primário, que eu terminava assim: `Olhai os lírios do campo. Nem Salomão, com toda sua glória, se vestiu como um deles…`.  
Adirson Vasconcelos Adirson Vasconcelos, autor de dezenas de livros editados sobre o tema  `Brasília`,  é pioneiro da primeira hora da epopéia da construção da nova Capital no interior do Brasil, sua obra histórica e literária tem merecido aplausos da crítica e o interesse do público leitor. Jornalista, historiador, advogado e administrador de empresas, é pesquisador incansável, quando se trata de Brasília.
Affonso Romano de Sant´Anna

Poeta, ensaísta, cronista e professor, Affonso Romano de Sant`Anna é rigoroso no texto, apesar de refinadamente popular. Um poeta do nosso tempo, integrado em problemas e perplexidades atuais. Um dos mais legítimos representantes da literatura brasileira contemporânea. `O que não escrevi, calou-me. O que não fiz, partiu-me.`

 
Alberto Malheiro Bem vindos à página de Alberto Carteado Malheiro, um novo escritor português. Aqui poderão encontrar informações exclusivas sobre a seus mais recentes e futuros trabalhos literários, assim como conhecer melhor este autor.  
Alberto Pucheu

Alberto Pucheu nasceu no Rio de Janeiro, em 1966. É escritor e Professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 
Alexandra Blandy

Romântica, que adora fazer amigos e ajudar as pessoas. Uma virginiana, de temperamento calmo, mas capaz de fazer montanhas moverem-se quando necessário…
Uma amante da poesia , das palavras, da natureza… Aprecio as coisas simples da vida: o cantar dos pássaros pela manhã, o pôr do Sol ao entardecer e o céu noturno, muitas vezes sem estrelas, mas misterioso e envolvente…

 
Alexandre de Paula Santos

Nome completo: Alexandre de Paula Santos. Idade: 23 anos. Data de Nascimento: 28 de Novembro de 1980. Altura: 1 metro e 77 centímetros Peso: 64 kilos. Escolaridade: Superior. Cursando Tecnologia em Web Design. UBC. Profissão: Comerciante e Web Designer. Hobbys: Cinema, Jogos, Esportes, Música e Informática. Residência: Poá – SP. Fuma e/ou Bebe?: Não. Signo: Sagitário. Religião: Católica. Personalidade: – Romântico. – Fiel e Sincero – Extrovertido – Timido – Carinhoso.

Alexandre Marino

Alexandre Marino é jornalista e publicitário, formado pela Universidade Católica de Minas Gerais. Reside desde 1982 em Brasília, onde acumulou experiência profissional como repórter do Correio Braziliense, Jornal de Brasília e das sucursais do Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo. Também fez reportagens para outros veículos, como as revistas Veja, Isto É e Palavra. Em 1995, abandonou o dia-a-dia das redações e passou a dedicar-se também à publicidade e à editoração. Posteriormente, criou a empresa Varanda Comunicação e Edições Ltda.

 
Alexon Veriscimo Escritor de Porto Seguro/BA. Contém poemas, palestras e biografia.
Ana Fraiman (Espaço Fraiman) Neste site você encontrará uma amostra do trabalho da escritora, terapeuta e palestrante. Ana Fraiman é Psicóloga e psicoterapeuta, especialista em clínica, atende adultos, idosos e familiares. Utiliza-se, também, da confecção de livros auto-biográficos, como recurso terapêutico. Mantém grupos de estudo e ministra palestras nas áreas de psicologia, maturidade e gerontologia social.

Ana Maria Lima

Site da autora.

Ana Maria Machado

Na vida da escritora Ana Maria Machado, os números são sempre generosos. São 33 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 17 países somando quase catorze milhões de exemplares vendidos. Os prêmios conquistados ao longo da carreira de escritora também são muitos, tantos que ela já perdeu a conta. Tudo impressiona na vida dessa carioca nascida em Santa Tereza, em pleno dia 24 de dezembro.

 
Ana Maria Souza de Mello Poesias e Contos.
André Faxas O objetivo desta página é divulgar o trabalho do romancista, autor teatral, poeta e cronista. Visite.
André Prado Alcatéia é seu primeiro livro. Certamente oferece muito mais do que um romance. Além de ser um verdadeiro protesto contra a violência urbana, a obra literária aborda questões filosóficas e assuntos polêmicos.
Angela Bretas Nasceu em Santa Catarina. Mora nos Estados Unidos desde 1985. É colunista e jornalista. Escreve para vários jornais no Brasil e nos Estados Unidos.
Angela Carneiro Escritora de livros infantis e juvenis, ilustradora e tradutora.
Angela Lago Muitas brincadeiras, folclore, histórias e interatividade.
Ângela Leite Site oficial da escritora com mais de 40 livros publicados. Para contato. Rua Deputado Viriato Mascarenhas, 52/304 – Bairro – Serra – Belo Horizonte – MG – Cep: 30.220-220 – Telefone/Fax (31) 3281.6974 E-mail: ankbrun@globo.com
Angélica Rizzi

Autora e compositora. Conheça os livros, as composições e as poesias.

Anna Claudia Ramos Pra mim, escrever para crianças e jovens é uma forma de nunca parar de sonhar e de imaginar. E-mail annacr@ruralrj.com.br
Anna Maria Martins

Nasceu na cidade de São Paulo, filha de Renato de Andrada Coelho e Lúcia do Amaral de Andrada Coelho, descendentes de tradicionais famílias paulistas. É viúva do escritor e acadêmico Luís Martins. Fez os cursos primário e secundário no Ginásio Stella Marins, em Santos (SP). Matriculou-se na Faculdade Sedes Sapientiae, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas, cujo curso não chegou a terminar. Estudou também na Cultura Inglesa e na Aliança Francesa. Esteve nos Estados Unidos várias vezes, a partir de 1948; e na Europa em 1950 e 1973. É membro da Academia Paulista de Letras e vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE); trabalhou como assessora cultural do ex-vice-governador Almino Affonso (1988-1990); dirigiu a Oficina da Palavra – Casa Mário de Andrade (abril 1991-janeiro 1995); trabalhou como consultora, na Ferrovia Paulista S/A – FEPASA, na área de Restauração e Recuperação do Patrimônio Histórico (1996-1999).

 
Antonio Calloni

Ator consagrado na telinha devido a sua participação em novelas como `Hipertensão`, `Bambolê`, `O Salvador da Pátria` e `Terra Nostra`, da Rede Globo, Antonio Calloni tem também outra paixão artística, a literatura. Autor de um livro de poesias, `Os Infantes de Dezembro`,que na época de sua publicação teve boa acolhida da crítica e do público, Calloni acaba de lançar, pela Bertrand Brasil, o livro de contos `A Ilha de Sagitário`. Segundo a escritora e crítica Olga Savary, Antonio Calloni, neste seu novo livro, mostra, pela desenvoltura e maneira segura como conduz histórias, `que a paixão pela literatura é tão forte quanto a arte de representar`.

 
Antonio Carlos Vilela Site oficial do autor com os livros, dicas interessantes e perguntas e respostas.
Antonio Cicero Poemas, biografias, entrevistas, livros, projetos e links.
Antônio Fernandes Site do autor que declama lindos e enternecedores poemas.
Antônio Miranda Antonio Lisboa Carvalho de Miranda – Endereço profissional Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados , Departamento de Ciências da Informação e Documentação – UNB – CAIXA POSTAL 4548 Campus Universitário UnB – Asa Norte – BRASILIA – DF – 70919-970, DF – Brasil – Telefone: (61) 6130.7242 – E-mail: cmiranda@unb.br
Antônio Torres

Antônio Torres nasceu na pequena cidade de Junco (hoje Sátiro Dias), no interior da Bahia, no dia 13 de setembro de 1940. Ainda menino, mudou-se para Alagoinhas para fazer o Ginásio, mais tarde foi parar em Salvador, capital baiana, onde se tornou repórter do Jornal da Bahia. Aos 20 anos transferiu-se para São Paulo, empregando-se no diário Última Hora. Lá, mudou de ramo e passou a trabalhar em publicidade. Viveu por três anos em Portugal e atualmente mora no Rio de Janeiro. É casado com Sonia Torres, doutora em literatura comparada, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), e tem dois filhos,Gabriel e Tiago.

 
Aparício Fernandes Esta home-page busca manter acesa a chama, sempre viva, do Poeta, Escritor e Trovador Aparício Fernandes. Um exemplo para os jovens poetas, escritores e trovadores de todo o nosso território de extensão continental.
Apolo Viper Site do escritor com links para poesias.
Armando Azevedo Conheça o poeta baiano escritor de literatura popular nordestina.
Arnaldo Antunes 1960 – Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho nasce no dia 2 de setembro, em São Paulo, SP, Brasil, filho de Arnaldo Augusto Nora Antunes e Dora Leme Ferreira Antunes. Arnaldo, o quarto do sete filhos do casal, tem como irmãos Álvaro, Maria Augusta (Uche), José Leopoldo (Léo), Cira, Sandra e Maria Renata.  
1967 – Entra no Colégio Luís de Camões e lá estuda até o segundo ano do ginásio. • Torce para o Santos Futebol Clube (até hoje).
 
Augusto de Campos Augusto de Campos – (Foto – Eduardo Simões) – Nascido em São Paulo, em 1931, poeta, tradutor, ensaísta, crítico de literatura e música. Em 1951, publicou o seu primeiro livro de poemas, O REI MENOS O REINO. Em 1952, com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, lançou a revista literária `Noigandres`, origem do Grupo Noigandres que iniciou o movimento internacional da Poesia Concreta no Brasil.  
Beatriz Helena Ramos Amaral

Beatriz Helena Ramos Amaral nasceu em São Paulo e estreou em literatura em 1980 com o romance Desencontro. Seguiram-se Encadeamentos (1988), Primeira Lua (1990), Poema sine pravia lege (1993), Planagem (1998) e Alquimia dos Círculos (2003), todos de poemas, além do ensaio Cássia Eller: canção na voz do fogo (2002). Beatriz Amaral coordenou na Secretaria Municipal de Cultura os Ciclos Poesia 96 e 97, entre vários outros eventos. É diretora da UBE-SP desde 1996. Formada em Música e em Direito, é Promotora de Justiça desde 1986. E-mail: beatrizhramaral@uol.com.br

Betty Milan Nasceu e se criou em São Paulo. Como escritora, seu perfil é único no Brasil. Exercita-se com sucesso no ensaio, romance, crônica e entrevista. E-mail bettymilan@uol.com.br
Betty Vidigal Autora dos livros: Eu e a Vela, Tempo de Mensagem e os Súbitos Cristais de poesia, e Posto de Observação – Contos para a Happy Hour, de contos. É membro da diretoria da UBE – União Brasileira dos Escritores.
Bruno Ramalho

Poesias de Bruno Ramalho.

Carlos Drummond de Andrade Site oficial do poeta.
Carlos Drummond de Andrade (Releituras) Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro – MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por `insubordinação mental`. De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.  
Carlos Fabiano Braga Nesse site você encontrará informações sobre a obra do autor, a crônica da semana, frases soltas, poesia e muito mais.
Carlos Heitor Cony Autor de romances, contos, crônicas e livros infanto-juvenis. Traz biografia e textos.
Carlos Henrique M. Guimarães Evidências da Vida Eterna conta a história de um humilde pescador arrebatado de sua simples e tranqüila rotina, por mensageiros do plano espiritual, para fazer chegar às mãos dos líderes religiosos do mundo, uma mensagem de Jesus Cristo para a humanidade. Fala da possibilidade dos planos material e espiritual agirem em conjunto, de como eles são capazes de positivamente transformar os homens e a humanidade e de como fazer, do nosso mundo, um mundo melhor, um mundo realmente feliz.
 
Casa de Contos / Tais Morais Blogger da escritora Tais Morais Hime Urbano Dias. Mora em Brasília – DF. E-mail: taismorais@hotmail.com
Casa Lygia Bojunga Conheça a casa, retratos biográficos, livros, opiniões, prêmios, obras da autora, créditos e como comprar seus livros
Cecília Meireles

Cecília Meireles nasceu no Rio, em 7 de novembro de 1901, mesma cidade em que morreu, a 9 de novembro de 1964. A menina foi criada pela avó materna, Jacinta Garcia Benevides. `Nasci no Rio de Janeiro, três meses depois da morte do meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas ao mesmo tempo me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno. Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento da minha personalidade.`

 
Cecília Meireles (Releituras)

Filha de Carlos Alberto de Carvalho Meireles, funcionário do Banco do Brasil S.A., e de D. Matilde Benevides Meireles, professora municipal, nasceu a 7 de novembro de 1901, na Tijuca, Rio de Janeiro, Cecília Benevides de Carvalho Meireles foi a única sobrevivente dos quatros filhos do casal. O pai faleceu três meses antes do seu nascimento, e a mãe, quando Cecília ainda não tinha três anos. Criou-a, a partir de então, sua avó D. Jacinta Garcia Benevides. Escreveria mais tarde:

 

Celito Medeiros Artista plástico, escritor, poeta, filósofo e engenheiro.
Celso Furtado Celso Monteiro Furtado (1920-2004) nasceu em Pombal, no sertão paraibano, filho de Maria Alice Monteiro Furtado, de família de proprietários de terra, e Maurício de Medeiros Furtado, de família de magistrados. Após seus estudos secundários no Liceu Paraibano e no Ginásio Pernambucano do Recife, chega ao Rio em 1939, entra para a Faculdade Nacional de Direito e começa a trabalhar como jornalista na Revista da Semana.
 
Celso Japiassu Site do poeta com literatura, fotos, cinema e mais.
Celso Sisto Escritor, arte-educador, contador de histórias. Fico me perguntando: será que cresci? Minha alma é de criança e é com ela que eu escrevo.
Chico Buarque Site oficial, com completo acervo de sua obra, biografia, entrevistas, depoimentos, vídeos, letras, discografia completa, textos do artista, fotos e muito mais.
Christina Hernandes Dedica-se à produção literária infanto-juvenil e procura, geralmente, dotar suas obras de fundamento ético-moral.
Cissa de Oliveira

Sou bióloga, doutoranda nessa área, e recentemente participante de sites e grupos de poesia na Internet. Escritora? Só sei que não sou o palpável. Desconfio que sou poeta. Assim, sou apenas o que está por trás do riso ou da lágrima — às vezes contida e, em outras, alada. Quando lágrima, choro dualidades. Não frente às luminescências de arco-íris que em mim vivem, mas diante da firmeza de sonhos que morrem ou tornam-se reais. O que me sufoca não é a lágrima. Tampouco, o riso. É, antes, o não dividi-los. Então, a frase, a estória, o livro, a prosa.

 
Clarice Lispector (Releituras) Cronologia, principais obras e foto da escritora. Clarice Lispector nasce em Tchelchenik, na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920.
Clarice morre, no Rio, no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes do seu 57° aniversário.
Queria ser enterrada no Cemitério São João Batista, mas era judia. O enterro aconteceu no Cemitério Israelita do Caju.  
Cláudia Villela de Andrade Claudia Villela de Andrade, carioca, nascida em outubro de 1956, professora e escritora. 
Claudio Daniel Home Page

Poesia, ensaios, tradução, ficção, entrevista.

Clelia Romano Poetisa, Escritora e Psicóloga. Sua obra focaliza ao mesmo tempo a individualidade que resguardamos e a imagem que mostramos.
Concretismo
Constança Lucas Desenhos, postais, infogravuras e poesias escritas e visuais.
Cristiane Neder É paulistana, nasceu em 18 de agosto de 1969. É jornalista. Atualmente faz mestrado em Comunicação e Artes na ECA / USP. O seu novo livro – De Londres a Londres (Minerva Press) pode ser encontrado na Livraria e Loja Virtual Asabeça.
Cristina Pilar de Oliveira Anjos e Poesias.
Cyana Leahy Cyana Leahy nasceu em Salvador nos anos cinqüenta, mas é niteroiense. Escreve ensaios, ficção, poesia. É autora de dezenas de artigos e capí­tulos de livros publicados no Brasil e no exterior, e tem apresentado trabalhos literários e acadêmicos em congressos nacionais e internacionais. Iniciou carreira como pianista erudita, mas abandonou a música pela literatura.  
Daisy Duarte Desejo que vocês, queridos amigos e navegantes (futuros amigos, espero) gostem e admirem o meu site, feito com especial carinho.
Dalton Campos Roque Instituto de Sensibilização Consciencial – Um Livro Anímico Mediúnico – co-autoria com Andréa Lúcia da Silva intuída espiritualmente por Ramatis.
Dalva Agne Lynch Se gostou dos poemas, convido você a ler meus novos livros.
Danieli Hautequest

DANIELI HAUTEQUEST nasceu em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, em 16 de janeiro de 1977. Apesar da intimidade com a palavra, cores e formas, por vários anos, ela apenas escreveu ou pintou por hobby, ou quando se viu exigida por assuntos escolares. Mas mesmo naquela época, a autora ganhou inúmeros prêmios de arte e redação nas escolas por onde passou. Em destaques, o prêmio de redação com o tema da Eco 92, e o melhor livro de poesias e contos feitos por alunos, ambos, em concursos realizados no Espírito Santo, Estado onde residiu dos 13 aos 23 anos.

 
Dária Farion

Poesias e biografia da poetisa Dária Farion.

Débora de Castro Site oficial da autora que tem por tema principal A Poética do Haikai. Visite.
Douglas Lara Site do escritor e jornalista Douglas Lara. Editor do ACONTECE EM SOROCABA.
Edson Poscai Neste site você irá conhecer meus poemas e meus livros virtuais, onde destaco a paz da natureza e as dificuldades da sociedade.
Eduardo Bittencourt de Moura Site oficial do escritor. Biografia, curiosidades, fotos. Visite.
Eduardo Coelho Morgado Rezende Eduardo Coelho (31) é professor de geografia. É frequentador de cemitério desde criança, conhece cerca de 400 e já escreveu três livros.
Eduardo Festugato Entre e conheça a obra de um dos grandes escritores da Serra Gaúcha.
Eduardo Massami Kasse O templo da literatura contemporânea. Poesia, ensaios e afins.
Elane Tomich Poesias, artigos e ensaios, cartas, cordel e muito mais.
Eliane Stoducto Cristal Poesia e Prosa.
Elvira Vigna Autora de vários livros na área infanto-juvenil em seu início de carreira, publicou mais recentemente romances para adultos.
Emílio Carlos (O Cronista) Crônicas bem humoradas que retratam o relacionamento humano, o ser individual, e nos remetem à reflexão. Contos densos, porém gostosos de ler, daqueles que você só larga quando termina. Esse é o estilo de Emílio Carlos, que envolve o leitor levando-o linha após linha pela visão de mundo do artista. 
 

    Author: Redação

    Share This Post On