Affonso Romano de Sant`anna fala dos seus 50 anos de vida literária

Dando sequência à série O QUE É POESIA? o poeta Edson Cruz, convidou o premiado escritor Affonso Romano de Sant’Anna para falar de sua experiência em cerca de 50 anos na vida literária, no próximo dia 29 de julho, às 16h, na Casa das Rosas, em São Paulo. Tendo começado sua carreira quando a Geração 45 estava no auge, Affonso viu surgir (e participou) dos grupos de vanguarda que apareceram em 1956. Foi um dos organizadores da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, BH 1963.

Trouxe a “poesia marginal” para dentro da universidade e dos jornais (“Expoesia” e “Jornal de Poesia”- no “Jornal do Brasil-1973) , e na década de 90 criou a revista “Poesia Sempre” que agrupou poetas brasileiros e levou-os ao exterior. Após a palestra, Affonso Romano participa de uma sessão de autógrafos do audiolivro Escute Amor.

A obra reúne 26 das melhores crônicas do escritor na voz do ator Marcos Damigo e leva o selo da Livro Falante. A cada crônica, o escritor revela a simplicidade, a tormenta e as sutilezas desse sentimento tão abstrato. O amor para o autor não estabelece regras, pode ser o da espera, o amor infeliz, o infiel ou o da mulher madura; às vezes, está nas pequenas seduções cotidianas; outras vezes, evidencia-se entre os homens de negócio; pode ser o melhor — ou o pior — amor.Horizonte em 1937.

Cronista em grandes jornais brasileiros, lecionou no Brasil e no exterior e teve importante atuação na área executiva das políticas públicas voltadas para a difusão do livro no Brasil. Mas, sobretudo, Affonso é um poeta, um homem de letras e literatura. Traduzido em várias línguas. tem mais de quarenta livros publicados e já recebeu vários prêmios importantes na área literária, como o Prêmio União Brasileira de Escritores (recebido duas vezes) e o Prêmio APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo conjunto da obra. Este ano, foi finalista do “Portugal Telecom”com o livro “Sisifo Desce a Montanha”. Produziu poemas para rádio e TV, letras de música ( Fagner, Martinho da Vila), posterspoemas, CDs e recentemente fez experiências com poesia para o Youtube.

O ator Marcos Damigo é ator, autor, diretor e produtor de teatro. Atualmente está em cartaz com a peça Deus é um DJ, idealizada e produzida por ele e dirigida por Marcelo Rubens Paiva. No teatro, já protagonizou personagens clássicos como Hamlet e Dorian Gray. No cinema, atuou em Bellini e a Esfinge, dirigido por Roberto Santucci, e Sonhos Tropicais, de André Sturm.

Na televisão, em seu último trabalho, Marcos interpretou o personagem Hugo Abrantes em Insensato Coração, novela da TV Globo, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Já participou de outro audiolivro editado pela Livro Falante: Contos Memoráveis de Artur de Azevedo
Título: Escute Amor | Autor: Affonso Romano de Sant’Anna | Leitura: Marcos Damigo Editora: Livro Falante ISBN 978-85-60125-30-2 Tempo total aprox. 2h30 Formato: audiolivro em CD de MP3 Capa: R$ 21,00 INFORMAÇÕES Ciclo de Palestras “O que é poesia” e Tarde de autógrafos do audiolivro Escute Amor Data: 29 de julho de 2012 | Horário: domingo, a partir das 16h LOCAL – Casa das Rosas Av. Paulista, 37, Paraiso, SP – próximo a Estação Brigadeiro do Metrô. Convênio com estacionamento Patropi – Al. Santos, 74 – Tel. 11 3285-6986 ou 3288-9447.

 

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *