53º Prêmio Jabuti

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a relação dos 10 finalistas nas 29 categorias do 53º Prêmio Jabuti. Mais uma vez a Unicamp está presente na lista dos indicados. A Editora da Unicamp, pesquisadores e docentes aparecem em seis categorias, com sete indicações (veja relação detalhada abaixo).

A Editora da Unicamp está presente com duas obras na categoria Teoria/ Crítica Literária. Concorre o professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Marcos Siscar, com Poesia e Crise: Ensaios Sobre a ‘Crise da Poesia’ como Topos da Modernidade e Ivan Teixeira, com O altar & O Trono: Dinâmica do Poder em o Alienista, em co-edição com a Ateliê Editora.

Na categoria Ciências Humanas, aparece Heloísa Pontes, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e pesquisadora do Pagu. Ela concorre com o livro Interpretes da Metrópole: Historia Social e Relações de Gênero no Teatro e no Campo Intelectual (Editora da Universidade de São Paulo e Fapesp).

Em Ciência Naturais, concorre Luís Augusto Barbosa Cortez, docente da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e pesquisador do Núcleo de Planejamento Energético e Interdisciplinar (NIPE). Cortez publicou Bioetanol de cana-de-açucar – P&D para Produtividade e Sustentabilidade pela editora Edgard Blucher Ltda e Fapesp.

Ainda pela categoria e também pela editora Blucher concorre a Coleção da Série Sustentabilidade, publicação organizada por pesquisadores do Núcleo de Estudos de População (Nepo) em memória ao professor Daniel Hogan, destacado demógrafo da Unicamp falecido ano passado. O livro Lixo: Cenários e Desafios (Editora Cortez) do pesquisador do Instituto de Geociências (IG) Maurício Waldmann também concorre na categoria Ciências Naturais. A obra é fruto de estágio de pós-doutoramento desenvolvida por Waldmann junto ao IG.

Na categoria Contos e Crônicas, disputa Rubem Alves, docente aposentado da Unicamp, com A Pedagogia dos Caracois (Verus Editora). Na categoria Tradução, o professor Trajano Vieira do IEL concorre com Medeia (Editora 34).

A relação completa dos finalistas encontra-se na página da CBL. Caso não tenha sido mencionado na listagem, envie seus dados para o Portal da Unicamp.

Relação dos indicados

CIÊNCIAS HUMANAS
INTÉRPRETES DA METRÓPOLE: HISTÓRIA SOCIAL E RELAÇÕES DE GÊNERO NO TEATRO E NO CAMPO INTELECTUAL, 1940-1968
EDITORA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E FAPESP
HELOISA PONTES

CIÊNCIAS NATURAIS
BIOETANOL DE CANA-DE-AÇÚCAR – P&D PARA PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE
EDITORA EDGARD BLÜCHER LTDA E FAPESP
LUÍS AUGUSTO BARBOSA CORTEZ

COLEÇÃO DA SÉRIE SUSTENTABILIDADE – VOLUMES 01, 02, 04, 06, 07, 08 E 10 EDITORA EDGARD BLÜCHER LTDA.
HOGAN(IN MEMORIAN), MARANDOLA, OJIMA, FRANCO, COZZOLINO, GOLDEMBERG, ROMÉRO, BRUNA, GIANESELLA, CORRÊA, EPIPHANIO, NOVO, MACHADO, GUIMARÃES, MATTOS.

LIXO: CENÁRIOS E DESAFIOS
CORTEZ EDITORA
MAURÍCIO WALDMAN

CONTOS E CRÔNICAS
A PEDAGOGIA DOS CARACÓIS
VERUS EDITORA
RUBEM ALVES

TEORIA/CRÍTICA LITERÁRIA
POESIA E CRISE: ENSAIOS SOBRE A “CRISE DA POESIA” COMO TOPOS DA MODERNIDADE
EDITORA DA UNICAMP
MARCOS SISCAR

O ALTAR & O TRONO: DINÂMICA DO PODER EM O ALIENISTA
ATELIÊ / UNICAMP
IVAN TEIXEIRATRADUÇÃO
MEDEIA
EDITORA 34
TRAJANO VIEIRA

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *