Ouça “História Hoje” 20/06: Há 179 anos, teve início o reinado de Vitória

victoria_in_her_coronation1

No dia 20 de junho de 1837, começava o reinado de Vitória, no Reino Unido. Era a única filha do príncipe Eduardo, Duque de Kent, e da princesa Vitória Saxe-Coburgo-Saalfeld. A jovem de 18 anos foi a sucessora do tio, o rei Guilherme Sexto.

Apresentação Gláucia Gomes

ANTES DE OUVIR O ÁUDIO DESLIGUE O SOM DA RÁDIO BRASIL CULTURA NO TOPO DA PAGINA

Vitória perdeu o pai com apenas um ano e foi criada sob a severa supervisão da mãe germânica. A rainha também foi Imperatriz da Índia.

 

Na época, o Reino Unido já era uma monarquia constitucional, em que o soberano tinha relativamente poucos poderes políticos, mas Vitória tentou influenciar o governo e a nomeação de ministros. Ela foi um ícone nacional. a figura que encarnava o modelo de moral e de valores rigorosos.

 

Casou-se com o primo direto, o príncipe Alberto de Cordisburgo, em 1840. O profundo afeto entre a rainha e o príncipe marcou a cultura britânica e de todo o ocidente. Muitas tradições que mantemos hoje vieram do casamento de Vitória e Alberto, que foi considerada uma união por amor.

 

Quando o príncipe Alberto deu à rainha um anel de noivado lançou a moda que dura até hoje.

 

E a troca de presentes que fazemos atualmente também se deve aos mimos mantidos pelo casal. Eles se presenteavam a cada aniversário e a cada novo ano do casamento, assim como no Natal. O príncipe, sendo alemão, introduziu na Grã-Bretanha a tradição de ter uma árvore de Natal em casa.

 

Vitória teve nove filhos e 40 netos. Todos os filhos e 26 netos casaram-se com outros membros da realeza e de famílias nobres por todo o continente europeu, o que valeu a Vitória o apelido de ” avó da Europa”.

 

Após a morte de Alberto em 1861, ela entrou num período de luto profundo evitando aparecer em público, mas na segunda metade do reinado, a popularidade da rainha voltou a crescer. Os jubileus de ouro e diamante foram muito celebrados pela população.

 

O reinado de 63 anos e sete meses da rainha Vitória foi o segundo mais longo da história do Reino Unido e ficou conhecido como a Era Vitoriana. Foi um período de mudança industrial, cultural, política, científica e militar no Reino Unido. Também ficou marcado pela expansão do Império Britânico.

 

Ficha Técnica:

Pesquisa e Redação: Beatriz Arcoverde

Apresentação: Gláucia Gomes

Sonoplastia: Messias Melo

itaipu log

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. Vai ao ar pela Rádio Brasil Cultura de segunda a sexta-feira.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *